Participantes que faltaram ao primeiro dia do Enem podem solicitar reaplicação
A reaplicação é uma oportunidade única e exige que o pedido seja feito entre 11 e 15 de novembro
Estudantes que não compareceram ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, seja por problemas logísticos ou por estarem infectados por doenças previstas no edital, poderão solicitar a reaplicação das provas nos dias 10 e 11 de dezembro. A reaplicação é uma oportunidade única e exige que o pedido seja feito entre 11 e 15 de novembro na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliará individualmente cada solicitação, sendo necessário que o candidato apresente documentos comprovando o motivo da ausência.
Para solicitar a reaplicação, o participante deve ter faltado ao exame devido a alguma doença infecciosa listada pelo Inep, como covid-19, tuberculose, coqueluche, varíola e outras. Problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia elétrica e falhas de infraestrutura no local de prova, também são considerados. Entretanto, casos de indisposição ou mal-estar durante a prova não são elegíveis para a reaplicação, e o participante que sair da sala de prova devido a um problema de saúde não poderá retornar ou solicitar nova aplicação.
O Inep exige que o participante apresente um atestado médico ou uma declaração do hospital caso tenha sido internado. Além disso, os documentos anexados não podem ser alterados após o envio. Cabe ao Inep a decisão final sobre a concessão ou não da reaplicação, conforme as diretrizes do edital.
A reaplicação terá o mesmo formato das provas regulares, com 180 questões objetivas nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. No entanto, as questões e o tema da redação serão diferentes dos aplicados no exame regular para manter a equidade entre os candidatos. As provas serão realizadas em dias consecutivos, em 10 e 11 de dezembro, ao contrário do formato original de aplicação em fins de semana.
Os candidatos que precisarem de recursos de acessibilidade como tradutor de libras terão esses serviços à disposição. Contudo, recursos de acessibilidade digital, como leitor de tela, não estarão disponíveis nesta reaplicação, mesmo que tenham sido solicitados na inscrição.
O Inep informará os participantes sobre a aprovação da solicitação de reaplicação, bem como o local e os horários de prova, na Página do Participante. O resultado das provas de reaplicação será divulgado em 13 de janeiro de 2025, juntamente com os resultados da aplicação regular do exame.