Contra Trump, ativistas pintam Embaixada dos EUA em Londres de laranja

Compartilhe

Grupo ambientalista Just Stop Oil reivindicou ato contra o “fascismo” e alertou: “Democracia sequestrada por interesses corporativos”

Ativistas climáticos do grupo ambientalista Just Stop Oil pintaram a Embaixada dos Estados Unidos em Londres com tinta laranja em protesto contra o “fascismo”. O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira (6/11), após a vitória de Donald Trump.

Na rede social X, o grupo postou um vídeo que mostra o momento em que dois homens pintam a faixada do prédio com um spray laranja.

Os dois homens, de 25 e 72 anos, foram presos sob suspeita de danos criminais, informou a polícia local. “Esta atividade é vandalismo disfarçado de protesto e continuaremos a ter uma atitude de tolerância zero para ações como esta”, disse uma declaração do vice-comissário assistente da Polícia Metropolitana de Londres, Andy Valentine.

Em um texto, também publicado na rede, o grupo ambientalista afirma que, com a eleição de Trump, “o mundo acorda e descobre que caiu ainda mais no fascismo, assim como no colapso climático”. Segundo o Just Stop Oil, as vidas das pessoas estão risco “em todos os lugares”. “Sistemas políticos que podem ser comprados pelas grandes petrolíferas não têm valor”, acrescenta.

Ainda na publicação, o Just Stop Oil afirma: “Enquanto a democracia for sequestrada por interesses corporativos e bilionários, ela não conseguirá entregar a mudança que as pessoas clamam. Isso sempre deixará a porta aberta para falsos populistas como Trump explorarem o descontentamento que muitos sentem.”

De acordo com o grupo ambientalista o verdadeiro vencedor dessas eleições é o poder corporativo “que controla os principais partidos nos EUA e no Reino Unido”. “Eles continuam a garantir que os interesses da indústria de combustíveis fósseis continuem a ser priorizados em detrimento do bem-estar das pessoas comuns.”

Fonte: Metrópoles.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content