CBF planeja reformular calendário de 2025 para evitar conflitos com o Mundial de Clubes
Entre as alterações, estão o início antecipado do Campeonato Brasileiro para março e uma pausa de um mês entre junho e julho
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trabalha em um novo calendário para 2025, com mudanças significativas que visam evitar choques com o Mundial de Clubes da Fifa e preservar as datas das competições nacionais. Entre as alterações, estão o início antecipado do Campeonato Brasileiro para março e uma pausa de um mês entre junho e julho, durante o período do Mundial.
Para ajustar o calendário, os campeonatos estaduais devem ser antecipados para a primeira semana de janeiro. Assim, o Campeonato Brasileiro, previsto para começar em abril, será adiantado para março, permitindo a paralisação entre 15 de junho e 13 de julho, quando o Mundial será realizado nos Estados Unidos. O torneio contará com quatro times brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o vencedor da Libertadores de 2024, que será decidido entre Atlético-MG e Botafogo.
Durante essa pausa, os clubes não envolvidos no Mundial terão a opção de realizar inter-temporadas, excursões internacionais ou conceder folgas aos jogadores. A CBF acredita que essa estratégia beneficia a visibilidade global das marcas dos clubes brasileiros e apoia o desenvolvimento da imagem do futebol nacional no exterior.
Além disso, o planejamento para 2025 prevê preservar as Datas Fifa, evitando partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em dias de competições internacionais. Essa mudança busca evitar problemas observados em 2024, quando rodadas do Brasileirão foram realizadas durante a Copa América nos EUA, forçando os clubes a jogar desfalcados de seus atletas convocados. A proposta, apoiada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, será discutida nesta quinta-feira em reuniões com as federações estaduais, cujos torneios também serão afetados pela reestruturação.
Com a redução do tempo dos estaduais, que tradicionalmente ocupam três meses do calendário (de meados de janeiro a abril), os campeonatos locais agora devem ocorrer de maneira mais condensada, com início e término antes da primeira Data Fifa do ano, em março.