Cometa 29P brilha intensamente após explosões criovulcânicas em evento raro
O astro teve quatro explosões em um período de menos de 48 horas
O cometa 29P/Schwassmann-Wachmann 1, conhecido por seu comportamento imprevisível, surpreendeu astrônomos ao se tornar 289 vezes mais brilhante após uma série de erupções criovulcânicas em sua superfície. Em um evento incomum, o cometa teve quatro explosões em um período de menos de 48 horas, lançando uma quantidade significativa de detritos no espaço e intensificando temporariamente seu brilho.
Essas explosões refletem um aumento na atividade do cometa, que possui um núcleo de cerca de 60 km de diâmetro. O fenômeno foi registrado pela British Astronomical Association (BAA), que destacou que esta é a primeira grande erupção observada desde novembro de 2022. Nas palavras da BAA, “as explosões emitiram material equivalente a 289 vezes a luminosidade do núcleo isolado.”
29P é classificado como um cometa centauro, uma categoria rara que engloba objetos em órbitas entre as de Júpiter e Netuno. Com uma trajetória quase circular influenciada pela gravidade dos planetas gigantes, o cometa leva cerca de 15 anos para completar uma volta ao redor do Sol.
Criovulcânico, o cometa possui um núcleo composto de gelo, poeira e gás. As explosões ocorrem quando a rocha absorve a radiação solar, fazendo o núcleo aquecer e expandir até liberar material congelado em direção ao espaço. Este processo aumenta temporariamente a capacidade do cometa de refletir a luz solar.
Eventos similares já foram observados, como em setembro de 2021, quando o 29P registrou uma série de erupções que aumentaram seu brilho em 406 vezes. As razões para a irregularidade dessas erupções ainda são desconhecidas, mas cientistas especulam que possam estar relacionadas a reações químicas que ocorrem dentro do núcleo do cometa.
O cometa, que foi descoberto em 1927 por astrônomos alemães, é um dos 500 conhecidos na categoria centauro e acredita-se que tenha sido ejetado do Cinturão de Kuiper, região localizada além da órbita de Netuno.