Inscrições abertas para vagas remanescentes do Fies 2024
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet
Estudantes interessados em ingressar no ensino superior com financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até esta sexta-feira (29) para se inscrever nas vagas remanescentes de 2024. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Acesso Único ao Ensino Superior, acessível com login do Gov.br.
O novo edital, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 22, busca preencher vagas que não foram ocupadas nas etapas regulares de seleção. O Fies oferece condições acessíveis para estudantes cursarem graduação em instituições privadas avaliadas positivamente no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com financiamento que pode chegar a 100% do valor das mensalidades.
A elegibilidade para as vagas exige que os candidatos estejam matriculados em cursos superiores e, caso o semestre letivo já tenha terminado, tenham concluído pelo menos 75% das disciplinas. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média de 450 pontos ou mais e nota superior a zero na redação. A renda familiar mensal bruta per capita deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.236 em 2024).
Este ano, o Fies Social, criado para ampliar o acesso de estudantes de baixa renda, prioriza candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 706) inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além disso, pela primeira vez, o critério étnico-racial é considerado, com prioridade para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
O Fies, que opera desde 2001, já se consolidou como uma ferramenta de democratização do ensino superior, oferecendo juros baixos e prazos estendidos para pagamento. A modalidade I do programa, por exemplo, permite o início da quitação após a conclusão do curso. O resultado da pré-seleção e a lista de espera serão divulgados no próximo dia 4 de dezembro.