MEC debate financiamento e autonomia de colégios de aplicação

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
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O encontro teve como foco o financiamento e o funcionamento dos colégios de aplicação vinculados ao Sistema Federal de Educação Básica

O Ministério da Educação (MEC), representado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), participou de uma audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (28). O encontro, solicitado pela deputada Dandara Tonantzin (PT-MG), teve como foco o financiamento e o funcionamento dos colégios de aplicação vinculados ao Sistema Federal de Educação Básica. A parlamentar destacou a necessidade de reavaliar o acesso dessas escolas a recursos financeiros.

Atualmente, o Brasil possui 24 colégios federais de aplicação, que oferecem desde educação infantil até o ensino médio. Essas instituições, ligadas a universidades federais, desempenham um papel estratégico ao servir como laboratórios para inovações pedagógicas e ao integrar teoria e prática na formação de estudantes e professores. Durante a audiência, a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara Francisco, defendeu a autonomia administrativa dessas escolas em relação às universidades, ressaltando a importância de uma regulamentação que preserve a interação entre as partes. Segundo ela, tal interação é essencial para a formação acadêmica e para garantir financiamento adequado.

A discussão reuniu diversos especialistas, incluindo Anderson Sampaio, diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e Maristela Mosca, presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes das Escolas de Educação Básica das Instituições Federais de Ensino Superior (Condicap). Também esteve presente Neli Edite, professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), além de parlamentares e outras autoridades.

Ainda na quinta-feira, Tânia Mara participou de outro compromisso em Natal (RN), onde debateu o Plano de Gestão de Desempenho (PGD) com Roberto Pojo, secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O encontro abordou desafios enfrentados pelas universidades federais, como a necessidade de alinhar planejamento estratégico e operacional, além de promover transformações culturais que impulsionem a modernização do setor público.

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