O Ceará deve registrar chuvas entre esta segunda-feira, 2, e a próxima quarta-feira, 4, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O fenômeno é impulsionado pela atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo núcleo estará localizado na costa leste do Nordeste, enquanto a borda afetará o território cearense.
O sistema de brisa e a formação de nuvens cumulonimbus contribuem para o cenário de instabilidade, com possibilidade de precipitações em todas as macrorregiões. As chuvas mais intensas devem ocorrer nas áreas do Cariri, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité e Ibiapaba, especialmente durante a tarde, noite e madrugada. Na faixa litorânea, espera-se um aumento na intensidade das chuvas entre a noite de terça-feira, 3, e a manhã de quarta-feira, 4.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas na região, deve aproximar-se do Brasil nos próximos dias, posicionando-se próxima à linha do Equador entre terça e quarta-feira, intensificando as condições para precipitações.
As temperaturas podem atingir máximas de 36°C nos dias de chuva, enquanto a umidade relativa do ar terá aumento, com índices mínimos acima de 30%. A direção predominante dos ventos será de Leste, com variações entre Sudeste e Nordeste, e velocidade máxima estimada em 60 km/h no Centro-Sul do Estado, onde são esperadas as chuvas mais fortes.
O cenário reforça a necessidade de atenção por parte da população, especialmente nas regiões mais atingidas, diante das possíveis condições climáticas adversas.
Foto: Edwalcyr Santos/Sistema Paraíso