MEC estuda usar Enem como certificação do ensino médio

Compartilhe

A ideia é oferecer aos jovens a possibilidade de utilizar a nota do Enem para obter a certificação

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá voltar a ser utilizado como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com mais de 18 anos a partir de 2025. A ideia, já em análise pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é oferecer aos jovens a possibilidade de utilizar a nota do Enem para obter a certificação, ampliando o acesso ao exame e facilitando a entrada em universidades. Apesar da mudança, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), atualmente responsável pela certificação, deve continuar disponível.

Santana também estuda uma proposta de integrar o Enem ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame que mede o desempenho dos estudantes de ensino médio e é realizado pelo Inep. A intenção é que a prova do Enem do terceiro ano do ensino médio passe a contar também para o Saeb, reduzindo o número de exames e promovendo eficiência no processo. O Inep deverá concluir a análise antes do próximo período de inscrições do Enem.

Neste domingo, o ministro fez um balanço do segundo dia de aplicação do exame, que ocorreu sem incidentes graves. De acordo com dados divulgados, 1,9 mil participantes foram eliminados por violarem regras, como portar eletrônicos e deixar a sala antes do permitido. Os candidatos responderam questões de ciências da natureza e matemática, enquanto, no domingo anterior, as provas incluíram linguagens e ciências humanas.

O ministro também anunciou que o gabarito oficial do Enem, originalmente previsto para o dia 20 de novembro, será divulgado antecipadamente nesta semana, com data a ser confirmada pelo Inep. Os resultados finais do exame estão programados para serem publicados em 13 de janeiro de 2025.

Você pode gostar

O estudo destaca um padrão desigual, com maior probabilidade de precipitações acima da média no noroeste do estado
A medida visa assegurar que itens sejam devidamente identificados, conforme determina a Lei nº 17.899, de 2022
O gelo e a neve também forçaram o fechamento de rodovias importantes na Costa do Golfo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade