Novo PAC acelera construção de UBS com projetos padronizados

Compartilhe

A iniciativa busca otimizar recursos, assegurar infraestrutura adequada e facilitar a execução das obras pelos municípios

Para garantir mais agilidade e eficiência na expansão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo país, o Ministério da Saúde acionou a Anvisa para realizar uma avaliação técnica preliminar dos projetos de arquitetura e engenharia dos modelos UBS Portes I, II e III. A iniciativa, vinculada ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), busca otimizar recursos, assegurar infraestrutura adequada e facilitar a execução das obras pelos municípios.

A Anvisa confirmou que os projetos estão em conformidade com as resoluções e normas sanitárias, como a RDC 50/2002. Com essa validação, autoridades municipais poderão simplificar a aprovação de projetos conforme a RDC 51/2011, acelerando os processos e garantindo que as unidades atendam aos padrões de segurança e qualidade exigidos.

Os projetos padronizados do Novo PAC são ferramentas estratégicas para reduzir custos e agilizar as licitações públicas. Elaborados com a metodologia BIM, que utiliza modelos 3D para maior precisão e compatibilidade na construção, os projetos incluem documentos técnicos, memoriais, cadernos de encargos e planilhas orçamentárias.

Além das UBS Portes I a III, o Ministério da Saúde já disponibilizou projetos para policlínicas, maternidades, Centrais de Regulação das Urgências (CRUs) Samu 192 e centros de parto normal, com mais modelos a serem lançados em breve. Essa abordagem padronizada promete revolucionar o acesso à saúde básica, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e promovendo economia e eficiência para estados e municípios.

Você pode gostar

Autoridades da Europa manifestam solidariedade ao governo dinamarquês
As vítimas estavam em condições degradantes de trabalho na produção de castanha de caju da fazendo do político

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade