A positividade nos testes também cresceu, com 28 de cada 100 realizados no período confirmando a infecção
O Ceará registrou 599 novos casos de Covid-19 em uma semana, de 17 a 23 de novembro, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A positividade nos testes também cresceu, com 28 de cada 100 realizados no período confirmando a infecção, um salto em relação aos 15 casos positivos por 100 testados na semana anterior.
Embora não tenham sido registradas mortes recentes pela doença, o aumento expressivo nos casos confirmados levou a Sesa a emitir novas orientações aos serviços de saúde e a adotar medidas preventivas. Como exemplo, as visitas na Maternidade Escola foram suspensas devido a um surto no local.
Fortaleza concentra mais da metade das infecções, com 302 dos 599 novos casos. Outras cidades também registraram números significativos, incluindo Aracati, Caucaia, Eusébio, Maranguape, Maracanaú e Pacajus. No total, o estado já contabilizou 8.954 casos de Covid-19 desde o início de 2024.
Especialistas associam o aumento no número de infecções à circulação de novas variantes da Ômicron, como a sublinhagem XEC. Esta variante, identificada inicialmente no Brasil em pacientes no Rio de Janeiro, também está presente em outros países e foi detectada em pessoas que não haviam viajado recentemente ao exterior.
Apesar de os primeiros pacientes detectados no Rio terem se recuperado, a alta transmissibilidade da XEC reforça a necessidade de medidas de prevenção. A Sesa destaca que a população deve manter atenção aos protocolos de higiene e considerar atualizações nas vacinas, especialmente entre grupos vulneráveis.
A situação no Ceará reflete a importância de um monitoramento constante da Covid-19, mesmo em um contexto de menor gravidade em comparação aos anos anteriores. O estado continua observando a evolução dos casos para adotar novas estratégias, caso necessário, e evitar um impacto mais significativo na saúde pública.