Moradores de Iracema, no Vale do Jaguaribe, filmaram as pequenas pedras de gelo.
Moradores de Iracema, no interior do Ceará, foram surpreendidos com uma chuva de granizo nesta quarta-feira (4). Vídeos mostram a precipitação com as pequenas pedras de gelo que atingiram o município do Vale do Jaguaribe.
“Aqui em Iracema é a primeira vez que vejo. Tá todo mundo surpreso e sem acreditar. Alguns amigos até responderam pensando que era alguém jogando gelo de cima do apartamento”, disse a empresária Raísa Ferreira Maia, de 25 anos.
Raísa disse que a chuva começou no fim da tarde e seguiu durante a noite desta quarta. Apesar da chuva de gelo, ela disse não ter notado algum prejuízo material.
Municípios do Ceará foram atingidos por fortes chuvas, que começaram ainda nesta terça-feira (3). Há registros de ruas alagadas, árvores derrubadas e até o teto de um estádio foi danificado.
Previsão do tempo
O Ceará deve seguir com chuvas nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), conforme previsão do tempo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Contudo, os volumes de chuva devem ser menores.
O maior acumulado entre terça e quarta foi em Ipaumirim, com 111.2 mm de chuvas. No entanto, foi emitido um alerta de chuvas intensas até 12h desta quinta.
A diminuição dos volumes de chuva está associada ao deslocamento do vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) — que causou as precipitações dos últimos dias — para oeste. Consequentemente, o núcleo (região com menor formação de nuvens) do fenômeno deverá atuar sobre o Ceará, principalmente, na próxima sexta-feira.
Quanto aos ventos, a direção predominante será de Leste, podendo variar entre Sudeste e Nordeste, com velocidade máxima que pode ser de 60 km/h no centro-sul do Ceará, onde a Funceme prevê chuva mais forte.
A temperatura mínima deverá ficar em torno de 18°C no Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. Para quinta e sexta-feira, a tendência é de aumento das máximas em torno de 38°C devido à diminuição dos acumulados de chuvas.
Em relação à umidade relativa do ar, o cenário apontou um aumento dos valores mínimos, que devem se manter acima de 30%.
Fonte- G1