Governo encerra primeira reunião ministerial de 2025 com foco no combate à desinformação

O encontro durou cerca de sete horas
Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu os 38 ministros de seu governo nesta segunda-feira (20) na Granja do Torto, em Brasília, para a primeira reunião ministerial do ano. O encontro, que durou cerca de sete horas, foi destinado ao balanço das ações realizadas em 2024 e ao planejamento estratégico para 2025 e a segunda metade do mandato.

Durante o evento, Lula reforçou a necessidade de centralizar as decisões governamentais. Conforme anunciado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, todas as medidas com impacto em políticas públicas deverão passar pela Presidência da República antes de sua implementação, assegurando que estejam acompanhadas de um plano de comunicação eficaz.

O objetivo, segundo Rui Costa, é evitar que desinformações prevaleçam sobre a verdade, como ocorreu recentemente com boatos sobre mudanças na fiscalização do Pix. Para conter o problema, a Receita Federal revogou um ato normativo e o governo editou uma medida provisória proibindo cobranças diferenciadas em transações Pix e em dinheiro.

O presidente também cobrou maior engajamento político dos ministros no diálogo com as bancadas e partidos da base de apoio. “Os ministros são agentes políticos, não apenas administrativos. O diálogo com suas bancadas e partidos é fundamental para consolidar o projeto do governo”, destacou Rui Costa.

No âmbito fiscal, o chefe da Casa Civil reafirmou o compromisso do governo com o equilíbrio das contas públicas, citando o bloqueio de R$ 20 bilhões de investimentos em 2024 como exemplo. Ele garantiu que o governo seguirá com medidas necessárias, mas sem antecipar anúncios.

Sobre a recente oscilação do dólar, atualmente cotado em R$ 6,04, Rui Costa disse esperar estabilidade nas próximas semanas. Ele atribuiu a valorização da moeda brasileira à posse do novo presidente dos Estados Unidos e aos números robustos da economia nacional, destacando que o atual patamar não reflete a realidade econômica do país.

O foco do governo para 2025, conforme definido na reunião, será o ano das entregas. Cada ministério terá metas claras para consolidar ações realizadas até agora, com o objetivo de garantir que a população perceba os resultados concretos das políticas públicas.

Você pode gostar

Prognóstico divulgado nesta quarta-feira (22) também aponta probabilidades de cenários abaixo e acima da média na quadra chuvosa
Agentes usaram uma micro retífica para abrir a panela de maneira segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *