O estado de Santa Catarina se prepara para o retorno das chuvas fortes nesta segunda-feira (20), conforme alerta da Defesa Civil. O avanço de uma frente fria, combinado à atuação de um ciclone marítimo, pode causar temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e até granizo, principalmente entre a tarde e a noite.
Regiões como a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí, além dos litorais norte e sul, estão entre as áreas com maior risco de alagamentos, enxurradas e destelhamentos. Há também chances de quedas de árvores e danos à rede elétrica.
O estado ainda se recupera das fortes chuvas da semana passada, que deixaram um rastro de destruição e resultaram em decretos de situação de emergência em 13 municípios, incluindo Florianópolis, Balneário Camboriú e Governador Celso Ramos, onde uma morte foi registrada. Segundo a Secretaria Estadual da Proteção e Defesa Civil, 320 pessoas ficaram desabrigadas e outras 995 desalojadas até o último sábado (18).
Embora as temperaturas devam subir nos próximos dias, ultrapassando 35ºC em algumas regiões, a trégua será breve. A partir de quinta-feira (23), a instabilidade climática deve se intensificar, espalhando novos temporais por todo o estado.
Diante da previsão, a Defesa Civil reforça a necessidade de atenção redobrada da população, especialmente nas áreas com maior vulnerabilidade a desastres.