Mais quatro açudes sangram no Ceará, totalizando cinco com volume máximo em 2025

Dos 157 açudes monitorados pela Cogerh, cinco estão sangrando, dois apresentam volumes superiores a 90%
Compartilhe

Cinco açudes no Ceará atingiram o volume máximo e estão sangrando nesta segunda-feira (20), de acordo com monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Até a última quinta-feira (16), apenas dois reservatórios estavam nessa condição: Forquilha, na cidade homônima, e Patos, em Sobral.

Na sexta-feira (17), o açude São Pedro de Timbaúba, localizado em Miraíma, também verteu. No sábado (18), o açude Caldeirões, em Saboeiro, foi incluído na lista, seguido pelos açudes Arrebita, em Forquilha, e Germinal, em Pacoti, que atingiram sua capacidade máxima nesta segunda-feira (20).

Com isso, os açudes sangrando atualmente são Forquilha, São Pedro de Timbaúba, Caldeirões, Arrebita e Germinal. Enquanto isso, o açude Patos reduziu levemente seu volume, registrando 97,9% da capacidade.

Dos 157 açudes monitorados pela Cogerh, cinco estão sangrando, dois apresentam volumes superiores a 90% — Patos e Jenipapo, em Meruoca — e 36 reservatórios estão com volumes abaixo de 30%. Entre estes estão o maior do Estado, Castanhão, com 27,3%, e o quinto maior, Figueiredo, com 28,4%, ambos localizados em Alto Santo, na região do Vale do Jaguaribe.

Atualmente, a capacidade total dos reservatórios cearenses está em 43,51%, segundo os dados mais recentes da Cogerh.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que há condições de instabilidade atmosférica favoráveis a precipitações em todas as macrorregiões do Ceará até a próxima quarta-feira (22).

Para esta segunda-feira, a previsão é de chuvas em todas as macrorregiões, com intensidade variando entre fraca e moderada. No entanto, na região da Ibiapaba, há chances de precipitações fortes durante a tarde e noite. No Cariri, as chuvas mais intensas são esperadas no final da noite. Em outras regiões, as chuvas devem ocorrer de forma isolada e com menor intensidade.

Na terça-feira (21), as precipitações podem variar de moderadas a fortes na região do Cariri, especialmente na madrugada. Nas demais regiões, espera-se uma redução nos volumes de chuva, com ocorrências isoladas ao longo do dia.

Para a quarta-feira (22), há previsão de áreas de instabilidade se formando sobre o oceano e avançando em direção à costa, podendo provocar chuvas principalmente nas regiões litorâneas.

Fonte- GCMAIS

Você pode gostar

Prognóstico divulgado nesta quarta-feira (22) também aponta probabilidades de cenários abaixo e acima da média na quadra chuvosa
Agentes usaram uma micro retífica para abrir a panela de maneira segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade