Gesto de Elon Musk durante posse de Trump causa polêmica

Algumas pessoas compararam o movimento com uma saudação nazista, mas uma organização que rastreia o antissemitismo disse que parecia representar apenas um momento de entusiasmo
Compartilhe

Um gesto de mão do bilionário Elon Musk enquanto ele discursava durante uma celebração da posse do presidente Donald Trump gerou polêmica na segunda-feira (20). Algumas pessoas compararam o movimento com uma saudação nazista, mas uma importante organização que rastreia o antissemitismo disse que parecia representar apenas um momento de entusiasmo.

Musk rejeitou as críticas ao gesto com a mão, dizendo que se tratava de um ataque “cansado”.

O CEO da Tesla subiu ao palco da Capital One Arena, em Washington, sob grande aplauso, levantando os braços e gritando: “Simmmmm”.

“Esta não foi uma vitória comum. Esta foi uma bifurcação na estrada da civilização humana”, ele disse. “Esta realmente importou. Obrigado por fazer acontecer! Obrigado”, acrescentou.

Mordendo o lábio inferior, ele bateu a mão direita sobre o coração, dedos bem abertos, então estendeu o braço direito, enfaticamente, em um ângulo para cima, palma para baixo e dedos juntos. Então se virou e fez o mesmo gesto com a mão para a multidão atrás dele.

“Meu coração está com vocês. É graças a vocês que o futuro da civilização está garantido”, disse ao finalizar o gesto.

Os movimentos foram rapidamente examinados online.

“Elon Musk fez Sieg Heil na posse de Trump?”, perguntou o Jerusalem Post. A expressão alemã significa “salve a vitória” e era usada na época do nazismo.

A Liga Antidifamação, que monitora o antissemitismo, discordou.

“Parece que Elon Musk fez um gesto estranho em um momento de entusiasmo, não uma saudação nazista, mas, novamente, apreciamos que as pessoas estejam nervosas”, publicou na segunda-feira (20).

“Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. O ataque de ‘todo mundo é Hitler’ é tããão cansativo”, disse Musk em sua plataforma de mídia social X na noite de segunda-feira (20).

Logo após seu discurso, Musk postou um videoclipe da Fox com partes de seu discurso no X, que foi cortado do pódio quando ele fez o primeiro gesto enquanto encarava as câmeras. “O futuro é tão emocionante”, ele escreveu acima.

Um porta-voz de Trump não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.

Alguns usuários do X saíram em defesa de Musk, alegando que ele estava expressando “meu coração está com você” e criticando postagens que sugeriam o contrário.

Fonte- CNN

Você pode gostar

A iniciativa busca profissionais para colaborar em ações estratégicas voltadas para o programa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *