A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou uma ferramenta inédita que permite mapear com detalhes a disponibilidade de profissionais e estabelecimentos de saúde para beneficiários de planos de saúde em todo o país. Denominado Painel de Rede e de Vazios Assistenciais na Saúde Suplementar, o recurso tem como objetivo monitorar a oferta de serviços essenciais e identificar regiões onde há carência de atendimento.
Por meio do painel, é possível consultar informações sobre médicos, cirurgiões-dentistas e outros profissionais, além de verificar a presença de estabelecimentos que realizam atendimentos de urgência, internações e procedimentos de alta complexidade, como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia. A ferramenta cobre todos os municípios brasileiros, já que em cada um deles há beneficiários de planos de saúde.
Segundo Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, a nova ferramenta marca um avanço importante no setor. “Ela contribuirá para o monitoramento da rede assistencial e para a implementação de ações regulatórias que assegurem o acesso na saúde suplementar”, afirmou.
O painel foi desenvolvido com base em análises das maiores bases de dados de prestadores de serviços de saúde do país e oferece uma visão abrangente do cenário atual. Além de evidenciar a existência de serviços essenciais, a ferramenta identifica vazios assistenciais — áreas que enfrentam uma ausência de profissionais e serviços de saúde adequados.
No futuro, o painel será utilizado como base para pesquisas, análises comparativas e planejamento de políticas públicas. Ele promete beneficiar não apenas o setor de saúde suplementar, mas também gestores, acadêmicos e o Ministério da Saúde, promovendo um impacto positivo para toda a sociedade.