Trump sugere anexação do Canadá e defende tarifas como estratégia para proteger os EUA

Trump, que já havia levantado a ideia de anexar o Canadá desde novembro do ano passado
Compartilhe

Em meio à crescente tensão comercial entre os Estados Unidos e seus vizinhos, o presidente Donald Trump voltou a sugerir neste domingo (2/2) que o Canadá deveria se tornar o 51º estado norte-americano. A declaração surge após o governo dos EUA anunciar a imposição de uma tarifa de 25% sobre produtos canadenses, provocando uma resposta imediata do Canadá, que também anunciou tarifas equivalentes sobre produtos dos Estados Unidos.

Trump, que já havia levantado a ideia de anexar o Canadá desde novembro do ano passado, afirmou que essa união traria “impostos muito menores e uma proteção militar muito melhor para o povo do Canadá.” Em sua argumentação, o presidente defendeu que a inclusão do Canadá como parte dos Estados Unidos fortaleceria a economia e a segurança de ambos os países.

Essa sugestão ocorre em um momento em que Trump intensifica sua guerra comercial, aplicando tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e do México, e de 10% sobre produtos da China. O impacto dessas medidas, segundo o presidente norte-americano, poderá afetar os consumidores dos EUA, mas ele garantiu que qualquer “dor” econômica será temporária e valerá a pena para proteger os interesses dos americanos. “Haverá alguma dor? Sim, talvez (e talvez não!). Mas nós vamos fazer os Estados Unidos grande de novo, e valerá a pena o preço que devemos pagar”, afirmou Trump.

A escalada na guerra comercial com o Canadá, o México e a China reflete a estratégia do governo Trump de adotar uma postura protecionista em relação ao comércio exterior, buscando reduzir o déficit comercial e fortalecer a indústria nacional.

Você pode gostar

De acordo com veterinários, o fenômeno é resultado de anomalias genéticas ocorridas ainda no estágio embrionário
A decisão foi tomada duas semanas após o religioso revelar que está enfrentando uma nova crise da doença
Os ataques se concentraram em seu corpo, com muitos internautas fazendo críticas depreciativas sobre seu peso e aparência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade