O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, afirmou em um vídeo institucional que a intervenção na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), realizada pela gestão do ex-prefeito Ivo Gomes, além de não resolver os problemas piorou a situação da unidade.
De acordo com o prefeito, foi apresentado ao bispo diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, provedor do hospital, o documento da situação real da entidade. “Na realidade a intervenção, que vai completar agora em março seu segundo ano, não resolveu o problema da Santa Casa. Criou até mais problemas, inclusive, deixando para a atual gestão a Santa Casa inteiramente sem recursos”, relatou.
O atual diretor do hospital, José Ueides Fechine Júnior, disse que recebeu a SCMS em situação inimaginável. “Estamos enfrentando várias dificuldades. Encontramos o hospital Santa Casa em condições que a gente não imaginava, com várias dívidas, estoques sem medicamentos, sem insumos, com a ressonância e os dois tomógrafos quebrados”, afirmou.
Diante da situação, a secretária da Saúde, Michelle Alves, tranquilizou a população garantindo que foi realizado um plano de contingência para não deixar os pacientes desassistidos do exame de tomografia.
“Hoje nós temos no nosso Hospital municipal Dr. Estevam Ponte, uma tomografia que está sendo usada para todas as pessoas que necessitam. Para os pacientes graves, nós temos uma ambulância 24 horas com disposição de médico e enfermeiro para fazer o transporte de pessoas que necessitam fazer a tomografia”, destacou a secretária.
Por fim, o prefeito falou que está marcada uma agenda com o governador Elmano de Freitas, para tratar sobre o assunto. Oscar Rodrigues disse ainda que estão sendo traçadas estratégias para a melhoria do atendimento na unidade.
“Uma das estratégias para melhorar a situação da Santa Casa é a arrecadação voluntária através do Saae de contribuintes que queiram e possam colaborar com o desenvolvimento e manutenção da Santa Casa”, finalizou.