MEC realiza seminário sobre Psicologia e Serviço Social nas escolas

O evento trouxe subsídios e recomendações para viabilizar esses serviços nas escolas públicas
Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu nesta sexta-feira um seminário nacional para discutir a implementação dos serviços de psicologia e serviço social nas redes de ensino. O evento trouxe subsídios e recomendações para viabilizar esses serviços nas escolas públicas, conforme a Lei nº 13.935/2019, e foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube.

A norma representa um passo significativo para tornar o ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo, atendendo às necessidades emocionais e sociais dos estudantes. Com a presença de profissionais de psicologia e serviço social, a proposta busca melhorar a convivência escolar e enfrentar desafios como evasão, violência, desigualdades sociais e dificuldades de aprendizagem.

Na abertura, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, agradeceu a parceria das instituições e entidades que participaram do grupo de trabalho coordenado pela SEB. Criado em junho de 2024, esse grupo sistematizou as diretrizes para a implementação da lei. Entre as entidades participantes estavam o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), além de organizações ligadas à educação, como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

Schweickardt ressaltou a importância de uma abordagem intersetorial para atender às necessidades de cada região do país, destacando que soluções nacionais precisam ser adaptadas às realidades locais. “A escola é um espaço estruturado, e as questões relacionadas à saúde mental impactam diretamente os processos de aprendizagem”, afirmou.

Para Alexsandro dos Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da SEB, o seminário marcou a concretização de um trabalho coletivo importante. “Essa iniciativa reflete a integração de três políticas públicas essenciais: educação, saúde e assistência social”, destacou.

A mesa de abertura também contou com a participação de Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária em Saúde do Ministério da Saúde; Eutália Rodrigues, diretora de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania; e Aléssio Costa, presidente da UNDIME.

Você pode gostar

A transação foi iniciada na última temporada, quando Castilho foi emprestado ao time mexicano por 350 mil dólares
As mudanças recentes foram detectadas por meio da variação da amplitude das ondas PKIKP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade