Vendas de veículos em janeiro crescem e alcançam níveis pré-pandemia

A produção também registrou crescimento expressivo, alcançando 175,5 mil unidades
Compartilhe

O mercado automotivo brasileiro iniciou 2025 com um crescimento significativo nas vendas e na produção de veículos. Em janeiro, foram comercializadas 171,2 mil unidades, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, consolidando o terceiro ano consecutivo de alta nas vendas no primeiro mês do ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A produção também registrou crescimento expressivo, alcançando 175,5 mil unidades, um avanço de 15,1% em comparação a janeiro de 2024. O desempenho positivo foi impulsionado pelas exportações, que somaram 28,7 mil unidades, um salto de 52,3% sobre o mesmo mês do ano passado. As importações também cresceram, totalizando 39,3 mil unidades, um aumento de 24,8% em relação ao ano anterior.

O crescimento da participação de veículos importados no mercado brasileiro tem sido notável. Em janeiro de 2022 e 2023, a fatia dos importados representava 14,3% das vendas. Em 2024, subiu para 19,5%, alcançando 23% neste ano.

Apesar dos bons resultados, o setor enfrenta desafios relacionados ao aumento de custos. Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima e Leite, fatores como a taxa de juros elevada e a valorização do dólar no final de 2024 impactaram os custos de produção. No entanto, ele destacou que o repasse desses custos ao consumidor final dependerá da estratégia comercial de cada fabricante.

“Sem dúvida, as empresas tiveram um aumento de custos de produção nesses últimos dois meses. Tivemos aumento do preço em si impactado por juros, impactado por câmbio. É uma indústria que teve um aumento de custo na sua produção. Mas se isso vai ser repassado, aí cada montadora, cada fabricante, cada marca tem a sua estratégia de mercado”, afirmou Lima e Leite.

O setor automotivo segue em crescimento, mas atento aos desafios econômicos que podem influenciar os próximos meses. As projeções para 2025 dependerão do comportamento da economia e das estratégias das montadoras para lidar com o aumento dos custos.

Você pode gostar

A transação foi iniciada na última temporada, quando Castilho foi emprestado ao time mexicano por 350 mil dólares
As mudanças recentes foram detectadas por meio da variação da amplitude das ondas PKIKP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade