Estudo revela impacto dos genéricos na redução dos preços dos medicamentos

O impacto da entrada dos genéricos é mais expressivo em mercados altamente concentrados
Compartilhe

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que a presença de medicamentos genéricos no mercado pode reduzir os preços dos remédios em mais de 50%. A pesquisa demonstrou que, quanto maior a oferta de genéricos para um medicamento de referência, menor o valor final para os consumidores.

Os medicamentos genéricos surgem quando o produto de referência tem sua patente quebrada, o que geralmente acontece 20 anos após o lançamento. Esses medicamentos possuem a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e indicação farmacológica que os de referência, garantindo a mesma eficácia.

A divulgação do estudo ocorreu nesta segunda-feira (10), coincidindo com os 26 anos da Lei Federal 9.787/1999, que regulamentou os genéricos no Brasil. Os dados indicam que a introdução do primeiro genérico em um mercado reduz os preços em média 20,8%, enquanto a partir do terceiro genérico a redução atinge 55,2%.

O estudo também gerou um artigo publicado no livro “Tecnologias e Preços no Mercado de Medicamentos”, lançado pelo Ipea em novembro de 2024. O artigo, intitulado “Efeitos da entrada de genéricos no mercado sobre o preço dos medicamentos”, foi escrito pelo pesquisador Romero Cavalcanti Barreto da Rocha e está disponível gratuitamente.

O impacto da entrada dos genéricos é mais expressivo em mercados altamente concentrados, onde a concorrência é menor. Nessas situações, a chegada dos genéricos reduz os preços médios em cerca de 34%. Além disso, quanto mais rápido o genérico é lançado após a perda de patente, maior a redução nos preços.

A pesquisa também confirma que os genéricos se tornaram um hábito de consumo no Brasil. Atualmente, esses medicamentos representam 34% do valor total das vendas no setor. Entre 2003 e 2019, a comercialização de genéricos cresceu a uma taxa anual de 18,3%, três vezes superior à dos demais medicamentos. O estudo reforça a importância desses produtos na ampliação do acesso a tratamentos de saúde a preços mais acessíveis.

Você pode gostar

A transação foi iniciada na última temporada, quando Castilho foi emprestado ao time mexicano por 350 mil dólares
As mudanças recentes foram detectadas por meio da variação da amplitude das ondas PKIKP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade