Lula anuncia mudança no comando do Ministério da Saúde

O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, assumirá a pasta a partir do dia 6 de março
Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (25), a substituição da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que ocupava o cargo desde janeiro de 2023. O atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, assumirá a pasta a partir do dia 6 de março.

Em nota oficial, o Palácio do Planalto informou que Lula comunicou a saída de Nísia em reunião realizada na tarde desta terça-feira e agradeceu pelo trabalho desempenhado por ela no período à frente do ministério.

Alexandre Padilha, que retorna ao cargo de ministro da Saúde, já ocupou a função entre 2011 e 2014, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Médico infectologista, Padilha é formado pela Universidade de São Paulo (USP) e possui doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Ele também já exerceu funções ministeriais nos governos Lula e Dilma, além de atuar na administração municipal de São Paulo na gestão de Fernando Haddad.

Pouco antes da formalização da mudança, Nísia Trindade participou de um evento no Palácio do Planalto, onde anunciou a produção de uma vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. Durante a cerimônia, a ministra destacou o trabalho de sua equipe e recebeu aplausos dos servidores presentes.

Em uma nota divulgada na última sexta-feira (21), Nísia ressaltou os avanços conquistados durante sua gestão, mencionando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a ampliação da cobertura vacinal e a gratuidade de 100% dos medicamentos do programa Farmácia Popular.

Antes de assumir o Ministério da Saúde, Nísia presidiu a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entre 2017 e 2023.

Você pode gostar

Segundo autoridades, os freios do veículo falharam, fazendo com que ele caísse de cabeça para baixo em uma vala
Atualmente os açudes Arrebita, Jenipapo, Gerardo Atimbone, São Pedro Timbaúba e Germinal atingem capacidade máxima e transbordam no Estado
Decisão ocorre após abertura de licitação de R$ 9,5 milhões para a prestação de serviço por um ano, passível de prorrogação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade