Pix por aproximação passa a ser obrigatória em instituições financeiras

O novo método permite que os clientes realizem pagamentos apenas encostando o celular na maquininha de cartão
Compartilhe

A partir desta sexta-feira (28), todas as instituições financeiras serão obrigadas a disponibilizar o Pix por aproximação para seus clientes, funcionalidade que permite realizar transferências e pagamentos sem a necessidade de digitar senha bancária. Inicialmente, a novidade estará disponível apenas para dispositivos Android.

O novo método permite que os clientes realizem pagamentos apenas encostando o celular na maquininha de cartão, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC). Em compras pela internet, a transação poderá ser concluída com um clique, sem a necessidade de ler um QR Code ou utilizar a função Copia e Cola.

Para garantir segurança, o valor máximo por transação será de R$ 500, com possibilidade de ajuste pelo usuário, que poderá estabelecer limites por operação e diários. O processo é semelhante ao pagamento por aproximação com cartões de crédito e débito, tecnologia que já representa 65% dos pagamentos presenciais no Brasil, conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

A funcionalidade vinha sendo testada por diversas instituições, incluindo Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander. Além disso, 12 marcas de maquininhas de cartão estabeleceram parcerias com o Google para oferecer compatibilidade com o novo modelo de pagamento, incluindo Cielo, Getnet, Mercado Pago, Pagbank, Safra Pay e Sumup.

Com a obrigatoriedade da oferta, todas as instituições financeiras associadas ao open finance deverão integrar o Google Pay, que, até o momento, é a única carteira digital registrada no Banco Central como iniciadora de pagamento. Dessa forma, o Pix por aproximação ficará restrito a dispositivos Android, já que Apple Pay e Samsung Pay ainda não possuem registro junto ao órgão regulador.

O Banco do Brasil e o Bradesco já disponibilizam a tecnologia dentro de seus aplicativos, e a expectativa é que outros bancos também passem a oferecer a funcionalidade. Para utilizar o Pix por aproximação, os usuários precisarão ativar a tecnologia NFC em seus celulares e vincular suas contas bancárias ao Google Pay. No caso dos aplicativos bancários, a funcionalidade estará disponível dentro das opções do Pix, podendo variar conforme a instituição financeira.

Você pode gostar

A operação seguirá até às 23h59 da Quarta-feira de Cinzas (5)
As previsões seguem praticamente o mesmo divulgado anteriormente de fevereiro a abril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *