O que é a Data Magna? Entenda a origem do feriado celebrado no Ceará

Comemorado no dia 25 de março, a data é conhecida como único feriado estadual para os cearenses
Compartilhe

Os cearenses irão celebrar, nesta terça-feira (25), o feriado estadual da Data Magna. Criado em 2011, este dia relembra a abolição da escravidão no Ceará, em 1884, quatro anos antes da aprovação da Lei Áurea pela Princesa Isabel, em 1889.

Este evento foi um grande marco histórico e político, pois tornou o Estado o pioneiro na abolição da escravatura em todo o Brasil. A conquista também rendeu ao Ceará o título de “Terra da Luz”.

O que significa Data Magna?
A expressão “Data Magna” se refere a um acontecimento de grande importância. Magna, no latim, significa “grande”. Assim, o termo indica uma data de grande importância para a história de uma determinada região.

No caso dos feriados no Brasil, cada estado pode estabelecer um significado específico. Enquanto no Ceará a efeméride diz respeito à abolição dos escravizados, em Pernambuco, por exemplo, o feriado da Data Magna ocorre no dia 6 de março, em celebração à Revolução Pernambucana de 1817.

Feriado também celebra Dragão do Mar
O dia 25 de março também celebra a memória de Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar. Jangadeiro e uma das principais figuras contra o tráfico de escravizados, Francisco protagonizou momentos importantes levaram o Estado a realizar o feito da Data Magna.

O principal deles aconteceu em 1881, quando Chico da Matilde, como também era chamado, e outros jangadeiros se recusaram a transportar para os navios negreiros os escravos que seriam vendidos em São Paulo e Rio de Janeiro. Na época, o fato foi amplamente repercutido entre outros movimentos abolicionistas pelo Brasil e chegou até virar destaque na Revista Illustrada de 1884, pelo desenhista Angelo Agostini.

Fonte- Diário do Nordeste

Você pode gostar

Longe da TV desde a demissão da Globo em 30 de janeiro, ele prometeu que está pronto para voltar ao trabalho.
Ela contou que usaram um trecho de uma entrevista feita por ela para promover um falso tratamento ocular e declarou que muitas pessoas acreditaram na mentira.
O caso está sendo analisado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *