Aumento de casos graves de gripe em idosos acende alerta para vacinação

O objetivo é conscientizar sobre os perigos da gripe em pessoas com mais de 60 anos e reforçar a importância da imunização
Compartilhe

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento alarmante de 189% nas hospitalizações de idosos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada pelo vírus da influenza em 2024, em comparação com o ano anterior. Diante desse cenário preocupante, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) promovem nesta quarta-feira (26) o evento “Além da Gripe – Um debate sensível à gravidade dos riscos e impactos provocados pelo vírus da influenza”. O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da gripe em pessoas com mais de 60 anos e reforçar a importância da imunização.

A sazonalidade da gripe, intensificada pelo início do outono e pelas baixas temperaturas, favorece a propagação do vírus e aumenta o risco de complicações graves, principalmente entre os idosos. Os baixos índices vacinais agravam a situação, tornando a população mais vulnerável a hospitalizações e complicações severas. Dados das entidades médicas indicam que, após uma infecção por influenza, o risco de ataque cardíaco cresce dez vezes e o de acidente vascular cerebral (AVC) aumenta oito vezes nos primeiros três dias. Além disso, idosos permanecem com risco elevado para AVC por até dois meses após a infecção.

A gravidade do quadro também se reflete nos números de internações em unidades de terapia intensiva (UTI), que cresceram 187%, e no aumento de 157% no número de óbitos relacionados à doença. Diante desses dados, especialistas reforçam a necessidade de ampliar a adesão à vacinação e adotar medidas preventivas para reduzir os impactos da influenza na saúde pública. O evento promovido pela SBI e SBGG busca sensibilizar a sociedade sobre a urgência dessa questão e mobilizar esforços para proteger a população idosa contra os riscos da gripe.

Você pode gostar

Longe da TV desde a demissão da Globo em 30 de janeiro, ele prometeu que está pronto para voltar ao trabalho.
Ela contou que usaram um trecho de uma entrevista feita por ela para promover um falso tratamento ocular e declarou que muitas pessoas acreditaram na mentira.
O caso está sendo analisado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade