Professor do Uninta é um dos 11 brasileiros selecionados por programa internacional

O programa tem como objetivo transformar projetos científicos em negócios de base tecnológica
Compartilhe

O professor e pesquisador Me. Carlos Artur Alves, membro do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e docente dos cursos de Administração e Gastronomia do Centro Universitário Inta (UNINTA), foi um dos 11 brasileiros selecionados para a 10ª edição do Academia-Industry Training (AIT).

O programa, promovido pela Swissnex — rede global que conecta a Suíça ao mundo por meio da educação, pesquisa e inovação —, tem como objetivo transformar projetos científicos em negócios de base tecnológica com potencial de internacionalização.

“Participar do AIT foi uma experiência extraordinária! Pude ver na prática como a pesquisa científica pode gerar soluções reais para a sociedade. Como pesquisador e docente atuante em inovação, essa imersão foi fundamental, permitindo trazer diversas ideias para aplicarmos no UNINTA e no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)”, destacou o professor Artur.

O AIT conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Embaixada da Suíça no Brasil e da Universidade de St. Gallen e oferece uma oportunidade única para pesquisadores aprimorarem suas propostas e estabelecerem conexões estratégicas no cenário global de inovação.

A 10ª edição do programa foi estruturada em duas etapas complementares. A primeira ocorreu no Brasil, entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, com atividades nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Durante essa fase, os participantes tiveram acesso a oficinas sobre propriedade intelectual, planejamento estratégico com OKRs, aspectos jurídicos para startups, modelagem de negócios e estratégias de inserção no mercado brasileiro.

Ainda nessa etapa inicial, os participantes realizaram visitas técnicas a instituições renomadas, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Suzano, Bayer, Inovabra (Bradesco), Aya Earth Hub, Fiocruz, Porto Maravalley e o Parque Tecnológico da UFRJ. A programação também incluiu painéis sobre inovação aberta, bioeconomia, capital de risco e empreendedorismo científico, além de sessões de mentoria e encontros de matchmaking com potenciais parceiros. O encerramento foi marcado pelo AIT Pitch Competition, evento que reuniu startups brasileiras e suíças para apresentações e networking com o ecossistema local.

A segunda etapa do programa aconteceu na Suíça, entre os dias 17 e 22 de março deste ano, com atividades concentradas na cidade de St. Gallen e também em Zurique. Os participantes foram imersos no ecossistema de inovação suíço, considerado o mais avançado do mundo, segundo o Global Innovation Index. A programação inclui workshops na Universidade de St. Gallen com especialistas da própria instituição, da Harvard Business School e do fundo de investimento Lightbird VC.

Entre os temas abordados estavam inteligência artificial aplicada a negócios, inovação em modelos sustentáveis, estratégias de captação de investimento e técnicas de apresentação para investidores. Os participantes também realizaram visitas à ETH Zurich e à Switzerland Global Enterprise, além de comparecerem ao START Summit, um dos maiores eventos de startups da Europa, que reuniu empreendedores, investidores, aceleradoras e representantes de grandes corporações.

Durante o programa, o professor Carlos Artur apresentou seu projeto de startup, que visa desenvolver uma solução tecnológica voltada para a tomada de decisão na indústria do vinho, com foco na otimização de processos e na melhoria da qualidade. O projeto é resultado de sua pesquisa de doutorado na Universidade Federal do Ceará (UFC) e Embrapa Uva e Vinho. A participação no AIT permitiu a validação da proposta de valor em um contexto internacional e a construção de conexões estratégicas para os próximos passos da startup.

A presença do docente do UNINTA no AIT 10 representa uma importante conquista acadêmico-empreendedora, reafirmando o potencial da ciência brasileira como propulsora da inovação com impacto global. O programa proporcionou vivências transformadoras, ampliando o repertório técnico, estratégico e institucional do projeto liderado pelo professor.

Ainda, a participação do docente no AIT 10 fortalece as ações desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do UNINTA, da qual o docente faz parte, promovendo o intercâmbio de boas práticas internacionais na área de empreendedorismo científico e transferência de tecnologia. A vivência no ecossistema de inovação da Suíça, aliada à formação intensiva em temas como propriedade intelectual, modelo de negócios e estratégias de internacionalização, contribui para qualificar ainda mais as iniciativas conduzidas pelo NIT, ampliando sua capacidade de apoiar pesquisadores, docentes e estudantes na geração de soluções inovadoras com impacto regional.

Texto: Assessoria de Comunicação do Uninta

Você pode gostar

Longe da TV desde a demissão da Globo em 30 de janeiro, ele prometeu que está pronto para voltar ao trabalho.
Ela contou que usaram um trecho de uma entrevista feita por ela para promover um falso tratamento ocular e declarou que muitas pessoas acreditaram na mentira.
O caso está sendo analisado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade