Candidatos do Enem precisam justificar ausência para solicitar isenção da taxa de inscrição

A justificativa de ausência e a solicitação de isenção da taxa devem ser feitas na página do participante
Compartilhe

Os candidatos que não compareceram aos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 devem justificar a ausência para garantir a gratuidade da taxa de inscrição do Enem 2025. O prazo para realizar esse procedimento será entre 14 e 25 de abril, conforme estipulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no edital publicado no Diário Oficial da União.

A justificativa de ausência e a solicitação de isenção da taxa devem ser feitas na página do participante, utilizando CPF e login único do portal Gov.br. Para aqueles que não se recordam da senha, o sistema oferece a opção de recuperação. O edital determina que não há possibilidade de justificar a ausência sem solicitar a isenção da taxa de inscrição.

O Inep estabeleceu regras específicas para a justificativa de ausência nos dias regulares de aplicação do exame, 3 e 10 de novembro de 2024, e nas datas de reaplicação, entre 10 e 11 de dezembro de 2024. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. A documentação válida inclui boletins de ocorrência para casos de assalto ou acidente de trânsito, certidões de casamento ou óbito, atestados médicos e comprovantes de trabalho, intercâmbio ou atividades escolares, entre outros.

Candidatos que tentarem obter a isenção com informações falsas poderão ser eliminados do Enem 2025 a qualquer momento e terão que ressarcir o valor à União. Os documentos necessários para recursos da isenção estão no anexo II do edital, incluindo comprovantes de benefícios sociais, declaração escolar e comprovantes de renda.

Terão direito à isenção aqueles matriculados na terceira série do ensino médio em escolas públicas em 2025, ex-alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas, pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para programas sociais e participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação.

O cronograma estabelece que o resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio. Recursos para pedidos negados poderão ser apresentados entre 12 e 16 de maio, com resultado final previsto para 22 de maio. Quem tiver o recurso rejeitado precisará pagar a taxa de inscrição para participar do Enem 2025, em prazo a ser definido pelo Ministério da Educação.

Você pode gostar

Os duelos, que serão definidos em jogos de ida e volta, acontecerão nas semanas de 30 de abril e 21 de maio
Os dados constam na pesquisa divulgada anualmente pelo Inep e pelo MEC, e Pernambuco lidera a lista
Medida acontece após o país asiático reagir com a taxação de 85% de produtos importados dos Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade