O Whatsapp Pay é um recurso que foi anunciado nesta terça-feira (4) e permite que usuários façam pagamentos e recebam dinheiro através do mensageiro. Esta ferramenta já havia recebido a aprovação do Banco Central no final de março.
Inicialmente, o serviço está habilitado apenas para transferências entre pessoas físicas mas o Whatsapp afirma que em breve o serviço será disponibilizado também para empresas.
O retorno do WhatsApp Pay ocorre após quase um ano de suspensão. Em junho de 2020, o BC anunciou que o serviço precisava passar por uma avaliação de eventuais riscos, afirmando que o sistema poderia trazer “danos irreparáveis” à concorrência e à privacidade.
Posteriormente, em agosto, a plataforma foi liberada para testes no país. Nesse tempo de espera, houve o lançamento do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que já foi amplamente adotado pelos brasileiros.
O WhatsApp Pay é habilitado pelo Facebook e pelo Facebook Pagamentos (entidade autorizada pelo BC), e processado pela Cielo no Brasil. Não há a cobrança de taxas por parte do WhatsApp ou Facebook para enviar ou receber dinheiro de amigos e familiares usando um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito.
Bancos participantes e parceiros do WhatsApp Pay
Para usar o WhatsApp Pay, é necessário cadastrar um cartão, cartão de débito ou cartão múltiplo com a função de débito emitido por um dos bancos ou instituições listados abaixo (mais emissores devem disponibilizar a solução nos próximos meses).
- Banco do Brasil: Visa
- Banco Inter: Mastercard
- Bradesco: Visa
- Itaú: Mastercard
- Mercado Pago: Visa
- Next: Visa
- Nubank: Mastercard
- Sicredi: Mastercard e Visa
- Woop, a conta digital da Sicredi: Visa
O WhatsApp Pagamentos chega gradualmente aos usuários do Brasil a partir desta terça-feira (04), para Android e iPhone (iOS). Não é possível usar o serviço de pagamentos no WhatsApp Web nem no WhatsApp para computador.