Incêndio atinge ala covid de hospital em Aracaju; 4 pessoas morreram
Em decorrência da necessidade de evacuação e isolamento total da UPA, 35 pessoas que estavam internadas na unidade precisaram ser transferidas.
Um incêndio atingiu a ala de pacientes com covid-19 do Hospital Nestor Piva, em Aracaju. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a morte de 4 pessoas. Também foram relatadas pessoas feridas. “Aproximadamente 60 vítimas”, disse o superintendente do SAMU, Denison Pereira.
O incêndio aconteceu nas primeiras horas da manhã dessa sexta-feira(28). O Corpo de Bombeiros foi acionado e os pacientes foram transferidos para 5 hospitais e duas unidades de saúde, incluindo estabelecimentos públicos e privados.
“A ala estava tomada de fumaça, não era possível ver nada. Nossa prioridade foi salvar as vidas. Fizemos a retirada de todas as pessoas que estavam na UTI [unidade de terapia intensiva] e depois controlamos o incêndio, que teve como foco a sala dos médicos“
Afirmou o tenente Fabiano Queiroz, em um comunicado do Corpo de Bombeiros de Sergipe.
De acordo com os socorristas, todo o prédio precisou ser evacuado por motivos de segurança. As causas do incêndio estão sendo investigadas pelos Bombeiros. Um relatório deve ser apresentado em 30 dias.
Do lado de fora, as equipes de saúde se organizaram para atender as vítimas de inalação de fumaça e queimaduras. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), foi até o local e afirmou, por meio de seu perfil no Twitter, que os servidores do hospital também foram impactados e estavam sendo acompanhados pela prefeitura.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Huse (Hospital de Urgência de Sergipe) vai absorver os pacientes do Nestor Piva “dentro do possível“. As equipes médicas que estavam fora da escala de atendimento para essa 6ª feira (28.mai) foram chamadas para ajudar a atender à situação de emergência.
Em todo o Estado de Sergipe, até a 5ª feira (27.mai), os leitos de UTI da rede pública voltados para a covid-19 estavam 97,9% ocupados. O próprio Huse apresentava 100% de ocupação. Até a mesma data, Sergipe somava 230.636 casos da doença e 5.004 mortes.