Mauro Filho, economista de Ciro, vai propor PEC de capitalização na Previdência

Compartilhe

Proposta, originalmente do ministro Paulo Guedes, volta a pauta agora sob o comando do deputado federal Mauro Filho (PDT – CE).

O PDT votou em peso contrário a proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, inclusive, ameaçando de punir os deputados dissidentes, a exemplo da deputada Tábata Amaral (PDT). Recentemente no Estado do Ceará, o governador Camilo Santana (PT), que faz parte do grupo político de Ciro Gomes (PDT), apresentou a sua proposta de Reforma da Previdência, com inúmeros pontos semelhantes àquela feita pelo governo federal.

Agora o deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE) pretende apresentar na volta dos trabalhos legislativos em 2020 uma proposta de emenda à Constituição que instaura o regime de capitalização nas aposentadorias. Segundo o deputado, ele se reuniu há três meses com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para abordar sobre o assunto.

Mauro Filho foi coordenador econômico da campanha presidencial de Ciro Gomes em 2018 e já havia incluído a proposta no programa de governo do ex-governador do Ceará. Na capitalização, o valor da aposentadoria é construído por meio do pagamento de impostos do próprio trabalhador que vai receber o benefício. Hoje o sistema de aposentadoria é repartição, ou seja, os contribuintes pagam para financiar os atuais aposentados e não suas próprias pensões.

A mudança do sistema estava no texto inicial elaborado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. O ponto foi retirado durante análise por deputados. De acordo com Benevides, a sua proposta se diferencia da do governo por incluir também a contribuição dos empregadores para financiar a capitalização.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content