Bolsonaro abre Assembleia Geral da ONU, em Nova York
Ao contrário do que se divulgou, a ONU não exigirá comprovante de vacinação para ingresso no evento. A exigência teria partido de uma solicitação da prefeitura de Nova York. Desde a semana passada, a cidade exige passaporte sanitário para áreas internas de restaurante e eventos de massa.
Isso inviabilizaria a presença de Jair Bolsonaro, escalado para fazer o discurso na abertura da assembleia. Outra opção seria fazer por videoconferência. Nada disso foi preciso. A ONU entendeu que não seria possível tal exigência para chefes de Estado. Embora em Nova York, a ONU não se submete às leis americanas, muito menos da nova-iorquina.
Bolsonaro já está em Nova York e se encontra hoje com o primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson. A mídia já mostrou Bolsonaro e sua equipe comendo pizza na rua. Com a ligeireza de sempre, disseram que ele assim o fez por ser impedido de ir ao restaurante. Foi preciso Guga Chacra, um deles, repor a verdade. Bolsonaro fez assim porque quis, nada o impedia de comer em qualquer restaurante, que sempre tem mesas externas à disposição dos clientes.