Ceará recebe hoje (22) doses da vacina Coronavac produzidas pelo Butantan
Compra foi realizada pelo Governo do Ceará no último dia 9 de agosto.
Será entregue nesta quarta-feira (22), ao estado do Ceará, o primeiro lote de doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) realizará a cerimônia prevista para acontecer por volta das 12 horas, na sede do Instituto, na zona oeste do município de São Paulo.
A compra foi realizada pelo Governo do Ceará no último dia 9 de agosto, quando assinou o contrato para a compra direta de 3 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida no Brasil contra a Covid-19. Inicialmente, a previsão de entrega dos imunizantes era para o dia 25 de agosto. Depois, foi transferida para o último dia 13 de setembro, mas sofreu novo adiamento em virtude da incompatibilidade de agendas do governador Camilo Santana, do Ceará, e de João Dória.
A expectativa era utilizar 1 milhão e meio de doses destinadas para primeira dose, enquanto 30 dias depois, as mesmas pessoas teriam o esquema vacinal finalizado com a D2. A aquisição das doses de CoronaVac aconteceu após o governador Camilo Santana anunciar, em agosto, a suspensão da compra da vacina russa Sputnik V, que previa mais de 5,5 milhões de doses contra a Covid-19 para o estado.
A compra das 3 milhões de doses da CoronaVac foi negociada de forma paralela, com o Instituto Butantan e com o laboratório Sinovac, na China. Após a cerimônia de entrega, o governador cearense Camilo Santana participa de uma reunião com João Dória e outros gestores como Helder Barbalho (Pará); Wellington Dias (Piauí) e Renato Casagrande (Espírito Santo).