Pane interna derruba conglomerado do Facebook

Compartilhe

A queda das redes sociais de Mark Zuckerberg aconteceu durante uma configuração no sistema.

As redes sociais de Marck Zuckerberg caíram no início da tarde desta segunda-feira (4/10) por volta das 12h20, durante seis horas. As plataformas voltaram aos poucos no início da noite do mesmo dia. O assunto foi o mais comentado no Twitter concorrente das ferramentas de Mark Zuckerberg.

O Facebook afirmou em nota que a pane aconteceu durante uma configuração na estrutura que controla o tráfego nos centros de dados da empresa. O problema fez com que falhas de comunicação interna derrubassem as outras ferramentas que pertencem ao grupo gerando o efeito dominó. A empresa não divulgou quem executou a configuração.

A primeira suspeita da queda teria sido um erro interno no modo como o tráfego da internet é roteado nos seus sistemas. A informação foi passada à Reuters por funcionários do Facebook que não quiseram se identificar.

Nota do Facebook:

A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.

Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.

Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.

Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.

A nota foi assinada por Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content