Egresso do Curso de Medicina Veterinária Uninta conquista aprovação no mestrado
Na nova fase de sua vida profissional ele dará continuidade às pesquisas iniciadas na graduação.
Levando consigo, desde pequeno, o amor pelos animais e a vontade de ser professor, Jairo Alves Ramos, egresso do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Inta (UNINTA) foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Jairo, hoje com 26 anos, relembra antes de tudo que sua profissão o escolheu. “Sempre tive uma paixão pelos animais, mas nunca enxerguei isso como pré-requisito para ser médico veterinário porque, na minha concepção, amar os animais não é o suficiente para exercer essa profissão. Após algumas tentativas frustradas de me encaixar em um curso, amigos me questionaram por que não a medicina veterinária e foi desse modo que abri meus olhos, decidi encarar e me encantei, melhor escolha da minha vida”, relatou.
Além do amor pelos bichos, o médico veterinário conta também que sua escolha por seguir no mestrado é antiga. No Uninta, ele encontrou na graduação o caminho para o sucesso profissional. “Desde criança sempre quis ser professor de ensino superior, então, depois que percebi que para alcançar esse objetivo precisaria de mestrado e doutorado, já entrei na faculdade com esse foco. A experiência com a docência durante as monitorias só reforçou esse sonho.”
Durante a trajetória no curso, Jairo foi monitor em 7 disciplinas e assim ganhou experiências além da sala de aula, como o contato com os docentes. Um deles, a Profa. Dra. Cíntia Almeida, relatou que o egresso sempre foi um aluno participativo. Ela continuará ao lado do egresso durante o mestrado, na produção de pesquisas.
“Ele vem me acompanhando em monitorias nas disciplinas de Ética e Deontologia Veterinária e Medicina Veterinária Legal, fazia parte do grupo de Proteção Animal de Sobral (GPAS), sendo inclusive o presidente do grupo por 3 semestres, grupo do qual sou coordenadora, e delineamos um projeto em conjunto com a professora Diana Célia, da UECE, com o objetivo de identificação e gradação de maus-tratos em animais domésticos”.
Comentou a docente.
Cheio de novos planos para a carreira, Jairo fala ainda sobre o que é preciso para alcançar os objetivos e deixa dicas para quem sonha com o mesmo caminho. “O primeiro passo sempre será a persistência. Ademais, possuir uma boa relação com a coordenação e com o corpo docente proporcionará grandes oportunidades durante e após a graduação. O networking pode ser essencial em oportunidades de mestrado/residência. O interesse para realização de monitorias e iniciações científicas proporcionará qualificação e enriquecimento curricular, o que nos leva ao passo final que é possuir um currículo atualizado e bem fomentado. Sonhar não é o suficiente, tem que correr atrás, manter o foco e o comprometimento desde o primeiro dia de aula.”
Medicina Veterinária no UNINTA
Primeiro curso privado de Medicina Veterinária do Ceará, a graduação do Centro Universitário Uninta, com duração de 5 anos, proporciona aos acadêmicos uma formação completa, com destaque para as práticas realizadas desde os primeiros semestres em espaços próprios da instituição, como o Hospital Veterinário de grandes e pequenos animais e a Fazenda Experimental. As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.