Café com pimenta: “PELAS MINHAS QUALIDADES…”

Compartilhe

Por Hamilton Vale Leitão.

Bom dia a todos!

Existem pessoas que vale a pena conhecê-las pessoalmente, um prazer para vida toda, pois são estas pessoas que, pelo seu exemplo de vida, sua postura como ser humano, te fazem acreditar em um mundo melhor! Hoje, cada vez mais, no mundo político, acredito mais em pessoas do que em partidos.

Vou falar do admirável Pedro Simon, que foi Deputado, Governador do Rio Grande do Sul e Senador da República. Caso não dê para escrever tudo, farei a segunda parte.

No início dos anos 2000, houve um seminário promovido pela Prefeitura de Fortaleza, mais precisamente, pela presidente da FUNCI (Fundação da Criança Cidadã), Isabel Lopes, no qual fui convidado para ser um dos debatedores da mesa que tinha como palestrante o Senador Pedro Simon.

Ao final do debate, foi oferecido um almoço, no qual tive o prazer de sentar ao seu lado e conversar com aquele homem que era um verdadeiro constitucionalista, de uma “brasilidade” latente e sensibilidade humana admirável!

Passado alguns meses, o Senador Pedro Simon foi convidado novamente pelo prefeito de Fortaleza da época, Juraci Magalhães (MDB) para um evento. Tive mais uma vez o prazer de recepcioná-lo junto com a presidente da FUNCI no Aeroporto. Lembro-me de sua chegada, uma pessoa completamente desprovida de vaidade, aceitando ficar hospedado na casa da Isabel Lopes(Presidente ds FUNCI) junto com a sua esposa e seu filho caçula.

O referido evento ocorreu e logo depois fui surpreendido com a ligação do Senador Pedro Simon me convidando para acompanhá-lo em um almoço oferecido pelo prefeito de Fortaleza, no Restaurante Al mare, na Beira Mar.

Chegando lá, acompanhado do Senador, eu, timidamente, me deparo com toda a cúpula do poder municipal sentado à mesa. Evidentemente, estava mais deslocado do que um “peixe fora d’água”.
O Senador Pedro Simon, percebendo a situação “desconfortável” tentou de forma muito generosa me colocar na conversa e me aproximar daquelas pessoas.

Depois, acontecendo um outro um evento no Ceará, o Bicentenário de São Francisco, houve a romaria internacional dos franciscanos, saindo de Fortaleza-Ce até Canindé-Ce…

… Estava lá, Pedro Simon, na caminhada para Canindé, um percurso de 122 km, aquele homem, no meio de pessoas comuns, mantendo sua simplicidade e descrição. Ali não estava o Senador da República, mas sim o devoto, o irmão franciscano da terceira ordem.

Ao pararmos nas casas ofertadas para descanso do corpo, Pedro Simon, pegava o seu saco de dormir, encostava-se no canto de uma parede, assim como os outros franciscanos e descansava seu corpo fadigado da dura caminhada. Ali não havia luxos, tudo era muito simples, assim como vive um franciscano de terceira ordem.

Continuando o relato desta inesquecível experiência com esse grande brasileiro, chamado Senador Pedro Simon, tivemos várias horas ou, por que não dizer, longos dias nessa caminhada. A cada dia, encantava-me com a história de vida daquele senhor, pela sua visão de Brasil, pela história da política brasileira e pelo seu próprio testemunho de vida.

Vale ressaltar que, em nenhum momento, o Senador Pedro Simon utilizou do status de sua figura pública, sempre se apresentando para as pessoas que conversavam conosco como Pedro. As pessoas, ao verem aquele homem de bermuda, sandália franciscana, chapéu na cabeça e um cajado, não conseguiam associá-lo ao grande Senador da República Pedro Simon. As pessoas o tratavam como seu Pedro e assim, chegamos ao nosso destino, Canindé.

Depois de algum tempo, Houve um encontro do CONANDA ( Conselho Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolecentes) em Brasília, estância que trabalha na formulação de políticas públicas na área da infância e adolescência.

Na ocasião, estava na reunião: eu e, agora, como vice-prefeita, a senhora Isabel Lopes. Como estávamos em Brasília, entramos em contanto com o Senador Pedro Simon para sabermos se tinha possibilidade de nos encontrarmos, afinal de contas, confesso (Rs), tinha a curiosidade de conhecer o Senado, como de fato, ocorreu.

O Senador Pedro Simon, muito hospitaleiro, nos recebeu no Aeroporto, fizemos um rápido tour pelo senado, quando nos corredores, ele encontra o Senador Tasso Jereissati e diz: “olha Tasso, este meu amigo professor é da sua terra.” Tasso Jereissati, na sua empáfia de sempre, me olhando da “cabeça aos pés”, me dá um lacônico, “Oi”!

Mas, o melhor em Brasília ainda estava por vir. Sabe aquelas coincidências da vida, a cúpula do MDB estava oferecendo um jantar ao Pedro Simon e o Senador me convidou juntamente com a vice-prefeita de Fortaleza, na época, Isabel Lopes, para o referido jantar.

Foi em uma dessas asas de Brasília, um amplo apartamento, com capacidade para muita gente, e lá estava eu, me sentindo novamente em um ambiente que não me pertencia, entre figuras como, Michel Temer, Jader Barbalho, Eunício Oliveira, Mauro Benevides, dentre todos os outros cacifes do MDB.

Começou então, os momentos de oratória. Jader Barbalho iniciou o discurso, logo depois foi a vez de Pedro Simon e todos rasgaram elogios, chamando-o de o maior símbolo de envergadura moral no MDB, após o Dr. Ulisses.

Em alguns momentos da fala, percebi um certo olhar de cumplicidade de Pedro Simon comigo, como se houvesse lembrado de nossas conversas na caminhada até Canindé, na qual fiz a seguinte pergunta: Senador Simon, porque o senhor nunca foi indicado para ser candidato à Presidência da República ou mesmo à Presidência do Senado? Ele parou por alguns instantes e me respondeu: Hamilton Vale, “PELAS MINHAS QUALIDADES…”

Parece que naquele jantar, essa cena veio a tona. Eu me aproximei um pouco do Deputado Mauro Benevides, aqui do Ceará, conhecido também como Maurão e, gentilmente, conversamos por algum tempo sobre a história política do Ceará.

Recentemente, o Senador Pedro Simon passou por uma dor irreparável: a partida de seu filho para a casa de Deus.

A forma que eu tenho de homenageá-lo é registrando toda admiração e afeto que tenho por ele e dizê-lo, que hoje, o Brasil necessita de políticos com as QUALIDADES de Pedro Simon.

Pensem nisso!
A vida nos exige coragem!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content