Justiça condena Ciro Gomes e penhora sua Hilux para indenizar Fernando Holiday

Compartilhe

Depois de condenar Ciro Gomes (PDT), a  Justiça de São Paulo determinou a penhora de uma pick-up Toyota Hilux de sua propriedade para garantir o pagamento de indenização ao vereador paulista Fernando Holiday (DEM), que foi chamado pelo ex-ministro de “capitãozinho do mato”. 

“Imagina, esse Fernando Holiday aqui. O capitãozinho do mato, porque é a pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão do mato do passado’, declarou o ex-governador do Ceará em entrevista à Rádio Jovem Pan em junho de 2018

A decisão da penhora foi assinada pela juíza Lígia dal Colleto Bueno, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível. A assessoria de Ciro diz que ele vai recorrer. 

A condenação em primeira instância ocorreu, há quase um ano, em fevereiro de 2019, pelo juiz Domicio Whately Pacheco e Silva, a pagar R$ 38 mil de indenização por danos morais. O juiz disse então que “além da discriminação racial, o intuito de ofender a honra do autor afigura-se ainda mais claro pela utilização do diminutivo: ‘capitãozinho’”.

“Nem mesmo à alcunha ‘capitão do mato’, na visão do réu, o autor faria jus: o emprego do diminutivo, nessa circunstância, revelava ironia, desprezo, antipatia, à semelhança do que ocorreria se um médico fosse chamado de ‘doutorzinho’, um causídico de ‘advogadozinho’, um magistrado de ‘juizeco’ etc.” 

A assessoria de Ciro diz que ele vai recorrer. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content