Enem 2021, revisão e descanso precisam ser equilibrados
Na véspera do segundo dia de provas do Enem 2021 estudantes precisam equilibrar o estudo com descanso para realizar uma boa prova sugere universitárias.
Próximo domingo (28), acontece o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E encerra o ciclo de estudos de milhões de estudantes brasileiros. Na ocasião, serão resolvidas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, que contempla as disciplinas de química, física e biologia.
Com poucos dias até a prova, é importante que os candidatos estejam preparados para resolver as questões que envolvem cálculos e estejam tranquilos emocionalmente para evitar equívocos. Para a estudante do curso de Psicologia, Débora Cavalcante, que prestou o Enem 2020, o foco dos dias que antecederam ao Exame foi no estudo de provas dos anos anteriores.
Sobre os últimos momentos antes da prova, Débora sugere que os estudantes reforcem o estudo de fórmulas básicas de matemática, química e física, mas também relaxem, pois o nervosismo no último momento pode atrapalhar. “Respirem fundo quantas vezes for preciso pra controlar um pouquinho mais a ansiedade. Se ela se intensificar, vão ao banheiro, lavem o rosto, bebam água, comam alguma coisa que vocês gostem. Acho que o principal empecilho da prova é a ansiedade.”
Já para Suzana Maciel, estudante de Direito, o foco no descanso também foi uma das prioridades na véspera do último dia de avaliação. “Busquei manter minha mente tranquila, para não chegar na prova com os nervos à flor da pele. Eu não ficava até tarde da noite estudando, priorizava dormir cedo e dormir bem. Lia meus livros favoritos, escutava música e sempre conversava com meus pais e amigos, para sentir que estava sendo apoiada nessa etapa tão importante.”
Fonte: O POVO