Orfanato Casa São Francisco pede ajuda
O abrigo precisa de reforma devido a infiltrações e de retelhamento além de ampliação do local.
A Casa São Francisco é um lar que acolhe crianças de até 6 anos em risco de vulnerabilidade social cujos laços familiares foram rompidos ou direitos violados administrada pela Comunidade Católica Shalom de Sobral. O abrigo é mantido totalmente por doações.
Recentemente a vigilância sanitária e Ministério Público solicitaram que a casa passe por reforma. O diretor da instituição, Ricardo Santos, ressalta que além da reforma é necessária uma ampliação do local. “Se a gente não fizer essa reforma a casa pode deixar de existir. Imagine isso acontecer. Um local que abriga tantas crianças”.
Atualmente, dezoito crianças são assistidas pelo abrigo que tem capacidade para vinte, mas chega a ultrapassar o limite devido a demanda, pois recebe crianças de Sobral através do Conselho Tutelar e Vara da Infância e ainda de cidades vizinhas.
As crianças são abrigadas provisoriamente e permanecem no local até que as pendências sejam solucionadas e possam retornar para as suas casas ou, em casos de destituição de poder familiar, sejam adotadas. Ricardo conta que o tempo médio é de dois anos, mas muitos casos há crianças que permanecem por mais tempo.
SEJA UM PADRINHO DA CASA SÃO FRANCISCO
Desde a sua criação em 1994, o lar se mantém integralmente por meio de doações e eventos para arrecadação. As doações são revertidas na compra de alimentos, produtos de higiene, materiais escolares, necessidades com a saúde, roupas, além do pagamento dos funcionários. Existe a campanha “Apadrinhar Para Amar Hoje” onde a sociedade pode contribuir com o valor mensal R$ 60,00 e se torna padrinho de uma criança da instituição.
PARA DOAÇÕES E VOLUNTARIADO
A casa também recebe a comunidade com trabalhos voluntários nas mais variadas profissões que possam prestar auxílio as crianças. Quem desejar ajudar o abrigo pode entrar em contato com a direção pelos contatos (88) 99968-3184 – (88) 99711-4473 e/ou visitar o local na rua Radialista Francisco Aristeu Barbosa 577, Sobral-Ce.
COMO ADOTAR?
O primeiro passo é procurar a Vara da infância e realizar o preenchimento do cadastro. Em seguida, os pais passam pelos procedimentos sociais. “A pessoa primeiro tem que desejar, pois quando você inicia esse processo é como uma gestação” diz Ricardo Santos.
3º Vara da Infância e Juventude: (88) 3614-3660