Empresa quebra contrato, e Natal de Sobral fica sem luz
O comunicado de quebra de contrato foi anunciado pelo prefeito de Sobral em suas redes sociais na terça 30/11.
Encerrando o mês de novembro Sobral se encontra sem nenhuma iluminação de Natal. A população já cobrava as decorações que se transformam em atrações turísticas. O prefeito, justificou em suas redes sociais o motivo da ausência dos enfeites.
Segundo documento apresentado na publicação, a empresa com sede no Rio de Janeiro que ganhou a licitação em 8/11/21, solicitou o cancelamento do contrato ainda no mês de novembro. Ele falou que “foi surpreendida com um documento… informando que não iria realizar o serviço”.
A empresa, justificou no documento de rescisão contratual, que não recebeu dos fornecedores os materiais e ornamentos necessários para realizar o serviço contratado. Além da instalação também estava responsável pela manutenção, transporte e desmontagem dos acessórios natalinos. O prefeito afirmou que a empresa será multada e impedida de participar em futuras licitações.
E o Natal de Sobral vai ficar sem luz?
Segundo informou o gestor nas redes sociais “irá correr atrás” para colocar as decorações na cidade e também nos distritos a tempo. Não informou se irá realizar de um novo processo licitatório ou como ocorrerá a compra e/ou a contratação do serviço ou quando a cidade será decorada. Em Sobral, o único lugar onde se encontra com decorações aberta ao público é o shopping.
É tradicional as cidades iniciarem a instalação dos enfeites e iluminação natalina no mês de novembro. Segundo a tradição cristã, o dia de montar a árvore e decorações de Natal é no primeiro domingo do Advento, que é o tempo de quatro semanas que marca a preparação para o nascimento de Jesus. Neste ano, a data é 28/11.