Ensino híbrido é adotado por maioria de escolas municipais, mostra pesquisa

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Estudo da Undime, com apoio do Unicef e do Itaú Social, ouviu 2.851 municípios; sistema remoto ainda é o único em algumas unidades e preocupa especialistas.

Estudo com redes municipais de ensino de todo país mostra que desde da volta presencial às escolas, no segundo semestre de 2021, o sistema híbrido de educação, com aulas na escola e de forma remota, foi adotado pela maioria das redes administradas por prefeituras.

Mas, o levantamento, feito pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), com apoio do Unicef (do Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Itaú Social, também mostra que entre 12% e 14% dessas redes ainda mantêm o ensino totalmente remoto.

De acordo com o estudo, que ouviu 2.851 municípios e representa cerca de 12 milhões de estudantes, nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental, 52,7% das redes adotaram aulas remotas e presenciais, 34,6% integralmente nas salas de aulas e 12,7% totalmente on-line. Nos últimos anos do ensino fundamental, os índices são 53%, 33% e 14%, respectivamente.

O levantamento também mostra que os protocolos de segurança para a volta dos estudantes para as escolas estão sendo cumpridos. A pesquisa revela que 82,2% das redes já concluíram os protocolos, outras 9,2% estão em fase de obras e 8,1% das usam o protocolo da Secretaria de Estado da Educação.

O objetivo da pesquisa foi coletar dados sobre como as Secretarias Municipais de Educação se planejaram para as atividades escolares e o calendário letivo deste ano e de 2022.

(*) Informações CNN

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