Um toque no Sol pela primeira vez na história
A sonda Parker Solar Probe da NASA entrou na atmosfera superior do Sol conhecida como corona solar e tornou-se o primeiro objeto construído pela humanidade a tocar o Sol!
Lançada no ano de 2018 com o intuito de explorar os mistérios da nossa estrela, a sonda levou 3 anos para chegar lá e está viajando mais perto do Sol do que qualquer nave espacial anterior a ela! O feito impressionante divulgado esta semana ajudará os cientistas a descobrir informações críticas sobre nossa estrela e entender melhor sua influência no Sistema Solar, uma vez que agora a sonda pode analisar amostras de partículas e dos campos magnéticos das camadas mais altas do Sol. Isso é possível porque, à medida que a Parker Solar Probe orbita mais próximo da superfície solar, novas descobertas sobre suas propriedades físicas, como as do vento solar (definido como o fluxo de partículas emanadas pelo Sol) vão sendo feitas. Por exemplo, dois anos atrás, em 2019, a sonda descobriu que estruturas magnéticas oscilantes são comuns e abundantes nessas regiões próximas à superfície do Sol.
A expectativa de mais sobrevoos “baixos” tem animado os astrônomos pela possibilidade de fornecer dados sobre esses e outros fenômenos que seriam impossíveis de estudar à distância.
Fonte: tecmundo