Partidos de oposição são contemplados com orçamento secreto
Correligionários dos presidenciáveis foram contemplados com a distribuição de emendas de relator, ainda que a maioria dos postulantes ao Planalto tenha se unido nas críticas ao mecanismo de disponibilização das verbas
Apesar das diferenças, a maioria dos pré-candidatos à Presidência se uniu nas críticas ao orçamento secreto — de Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) a Sergio Moro (Podemos), João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB). Um levantamento feito pelo GLOBO, no entanto, mostra que correligionários dos presidenciáveis foram contemplados com a distribuição de emendas de relator, o sistema batizado de orçamento secreto por dificultar a fiscalização e também a identificação do político que direcionou a verba para o seu reduto eleitoral.
No PDT, de Ciro Gomes, os três deputados que mais indicaram emendas às suas bases eleitorais são governistas declarados — Alex Santana (BA), Flavio Nogueira (PI) e Marlon Santos (RS). O trio divergiu do partido ao votar a favor da PEC dos Precatórios nos dois turnos e da reforma da Previdência. Nas palavras do presidente da legenda, Carlos Lupi, os parlamentares são “base do governo” e estão “em litígio” com a sigla. Ciro já chamou o mecanismo de “aberração”.
O mais ilustre deles é o pastor evangélico Alex Santana. O deputado ostenta a sua proximidade com o governo em fotos e vídeos ao lado de Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. Para agradar o presidente, o deputado chegou a comparecer aos atos do Sete de Setembro que hostilizaram ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo levantamento, Santana foi agraciado com R$ 10 milhões em emendas empenhadas (reservadas para gasto futuro) para cidades do interior da Bahia. Uma delas, de R$ 3,5 milhões, foi destinada para “pavimentação e calçamento de vias”. Procurado, ele não quis se manifestar.
Saiba, em reportagem exclusiva para assinantes, que outros correligionários de pré-candidatos à Presidência foram contemplados com o orçamento secreto, como ficou a divisão entre as siglas e que partido foi o mais beneficiado pelas emendas de relator.