Município de Sobral contabiliza mais de 1.000 coletas programadas em 2021
Ao longo do ano, moradores também são conscientizados sobre a importância do descarte correto do lixo doméstico. O que pode evitar enchentes durante o inverno.
O município de Sobral contabilizou mais de 1.500 atendimentos do serviço de Coleta Programada, auxiliando na limpeza pública da zona urbana da cidade. O levantamento foi feito pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep). Os números são referentes às ações realizadas ao longo do ano passado, do início de janeiro, até a última quinzena do mês de dezembro.
A Coleta Programada é um serviço gratuito de busca em domicílio de materiais sem utilidade, como móveis velhos, pedaços de madeira e metal. O atendimento funciona por agendamento e dá a destinação correta a estes materiais, evitando que sejam descartados em vias públicas, o que, em período de inverno, contribui para o entupimento de bocas de lobo, assim como do sistema de coleta pluvial da cidade.
O trabalho ajuda a evitar alagamentos, pois todo o material descartado de forma errada, se junta ao lixo doméstico, muitas vezes deixado em terrenos baldios, esquinas e calçadas. O descarte irregular de material em via pública é infração prevista na Lei Municipal 1789/2019, além de ser crime ambiental, de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9605/98.
Para reforçar a conscientização das pessoas quanto ao descarte correto do lixo, no ano passado, o Poder Público realizou a campanha “Sobral Cidade Limpa”, onde os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizaram encontros com a população. No final do segundo semestre de 2021, uma atividade reuniu crianças de 6 a 9 anos de idade, assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social Irmã Oswalda, no bairro Alto da Brasília, na periferia da cidade. Ali, foi realizada uma ação de conscientização sobre a importância de manter o bairro limpo e saudável. As atividades foram conduzidas pelas orientadoras sociais Ana Érika e Ivanira Gadelha.
De acordo com o coordenador do Cras, Felipe Porfírio, “a ação visa colaborar com a manutenção da limpeza pública e refletir com os moradores sobre como ter um bairro mais saudável para toda a comunidade”. As crianças, também distribuíram calendários da coleta de lixo e conversaram com os moradores sobre a importância de colocar o lixo nas vias públicas, apenas no horário da coleta. Isso evita que animais domésticos espalhem o material. A Coleta Programada pode ser solicitada, gratuitamente, pelo número 0800 275 2325, seguindo o horário de atendimento. De 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.