Cearenses garantem 1ª fase do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo
Além dos atletas, 21 técnicos e dois guias foram convidados para participar do Camping para terem, também, contato com rotinas dos profissionais de alto rendimento.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou sete cearenses, entre atletas e técnicos, para participar do Camping Escolar Paralímpico, que será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 29 de janeiro a 5 de fevereiro. De acordo com Rogério Pinheiro, secretário do Esporte e Juventude, “o nosso estado é referência nas paralimpíadas e nos sentimos honrados em ser representados pelos atletas e técnicos neste grande evento realizado pela CPB”.
Durante o período na Capital paulista, os atletas serão submetidos a testes e avaliações, além de assistirem a palestras e participarem de treinamentos. Os atletas que participam do Camping cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e confederações, se responsabilizando por participarem de competições regionais e nacionais de suas modalidades ao longo do ano.
Para a atleta Rebeca Soares, da modalidade de basquete 3×3, o momento vai ser de aprendizado. “Ter recebido o convite e ser escolhida para participar de uma fase de treinamento e conhecimento de uma nova rotina, vai ser muito gratificante, um momento de muito aprendizado. Espero que venha evolução e muito resultado”, afirma a jovem atleta.
O técnico de basquete 3×3, Francilído de Andrade recebeu a notícia com surpresa. “ Eu não esperava participar e, muito menos ainda, ser convidado para ser o professor responsável. Fiquei muito feliz com o convite, vou trabalhar com a turma que é a base do nosso futuro do basquete em cadeira de rodas. Irei mostrar pra eles um pouco de como funciona o treinamento de rendimento e as seleções. Vai ser muito prazeroso, tanto pra mim, quanto para os atletas”, disse.
O projeto é idealizado e realizado pelo CPB, desde 2018, e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. Ao todo, 120 atletas participarão desta primeira fase do Camping, sendo 20 para o atletismo, seis para o basquete em cadeira de rodas (3×3), oito para bocha, nove para o futebol de 5, 14 para o futebol de 7 (para atletas com paralisia cerebral), sete para o goalball, oito para o judô, 20 para a natação, seis para o parabadminton, três no parataekwondo, dois no tênis em cadeira de rodas, sete no tênis de mesa e nove no vôlei sentado.