Profissionais da Educação de Sobral se preparam para o retorno às aulas
Marcado para a próxima semana, o retorno das atividades do ensino municipal está atrelado ao maior número possível de pessoas vacinadas contra a covid-19.
A volta às aulas, em Sobral, têm sido aguardada com ansiedade, por pais e mães de um contingente de cerca de 34 mil estudantes da rede municipal. Os novos casos de covid-19, associados aos relatos de gripe, acenderam a luz vermelha, no que diz respeito ao contato direto entre as pessoas, uma das formas comuns de contágio das doenças respiratórias. Por conta disto, as aulas estão previstas para começarem no dia 1º de fevereiro.
Enquanto as salas de aula aguardam o retorno das atividades, os profissionais de educação têm sido preparados para encarar a volta ao batente, em meio aos novos casos que têm surgido nesse primeiro mês de 2022. Nessa sexta-feira (28), nas escolas municipais, ocorrem jornadas pedagógicas com dinâmicas de acolhida aos profissionais e entrega do kit do professor, com agenda, cadernos, canetas, pincel, resma de papel, réguas, tesoura, canetas hidrográficas e máscara N95.
A Secretaria da Educação também realiza o Seminário de Abertura do Ano Letivo, com reflexões pertinentes ao momento. Segundo Lira Santana, a diretora da Escola Padre Osvaldo Chaves, um dos locais a receberem o Encontro Pedagógico, “o objetivo é acolher os professores, destacando a importância deles para a comunidade escolar e reforçando os protocolos sanitários. O momento é de ressignificar a nossa prática olhando para o que pode ser aprimorado”, disse.
O retorno às aulas está trelado, também, à imunização do maior número possível de pessoas. Com 83,21% da população, acima de cinco anos, imunizada com as duas doses da vacina contra Covid-19, até esta quarta-feira (27), Sobral se mantém à frente de cidades como Fortaleza (82,55%) e Crato (81,85%), no que se refere à vacinação. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, para compor o ranking, foram avaliados os índices da Secretaria da Saúde do Estado, considerando os dez municípios mais populosos.
Mesmo com índices positivos, a gerente de Imunização do município, Mary Jane Linhares, lembra que existe a necessidade de completar o esquema vacinal. “Temos, em Sobral, cerca de 13 mil pessoas com a segunda dose atrasada. A população tem que estar alerta para o fato de que a pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo coronavírus”, explica.