Programa Jovem Embaixador tem vagas abertas
Desde sua criação, em 2003, jovens cearenses têm tido a oportunidade de mostrar sua capacidade de entendimento sobre seu País e o mundo.
Ainda dá tempo. Estudantes da rede pública podem se inscrever, até o próximo dia 9 de fevereiro, para o Programa Jovens Embaixadores 2022. A oportunidade é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, que seleciona alunos de escolas públicas para um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos. A ação é realizada no Brasil pela Embaixada e os consulados americanos, em parceria com as Secretarias de Educação.
Podem participar estudantes do Ensino Médio, com idade entre 15 e 18 anos, que estejam engajados em iniciativas de empreendedorismo e impacto social, e busquem a solução de problemas de suas comunidades. Entre os requisitos estão perfil de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O intercâmbio nos Estados Unidos está previsto para julho de 2022.
Com o intuito de potencializar a divulgação do Programa na rede pública estadual do Ceará, a Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil, promoveu um circuito de atividades que incluiu a distribuição de material estruturado, a realização de uma “live tira-dúvidas” e a narrativa de experiências de participantes de edições anteriores.
Também foram feitas visitas aos Centros Cearenses de Idiomas (CCI), com o mesmo intuito de encorajar mais estudantes a se engajarem no processo. O estudante cearense Rogério Bié foi Jovem Embaixador em 2019. Para ele, o momento foi marcante. “Por conta da bagagem cultural que você ganha. Antes de conhecer os EUA, você conhece o Brasil. São jovens inspiradores vindos de todo o País”, disse. Por conta dos reflexos da pandemia, em 2021, a também cearense, Sara Bella participou via online; o que não a impediu de absorver bastante informação. “Aprendi muito mais de liderança e me senti altamente incentivada”, lembra.
Alana Meneses, coordenadora do programa na Seduc, reforça a importância de tais ações para expandir o alcance da iniciativa. “O Jovens Embaixadores vêm transformando a vida de muitos estudantes da rede pública, que têm o perfil protagonista e que impactam positivamente suas comunidades. É muito importante que mais estudantes conheçam e sejam inspirados pelo potencial transformador do programa”, enfatiza ela, sobre o programa que, desde sua primeira edição (2003), já teve um total de 703 Jovens Embaixadores selecionados. Destes, 28 cearenses já foram finalistas, até então.