1º Uninta Experience Day reúne mais de 400 estudantes

Compartilhe

O encontro, realizado no Centro Universitário Uninta, nesse domingo (6), foi dividido em uma série de oficinas. A ideia é orientar os jovens saídos do Ensino Médio, sobre as possíveis escolhas na futura vida acadêmica.

Logo na entrada da instituição, os estudantes são recebidos com muita música. O ambiente proporcionou uma tarde de diversão e aprendizado. Este é o primeiro Uninta Experience Day, momento de acolhida dos 473 jovens do ensino médio, inscritos para 16 oficinas sobre os mais de 30 cursos de graduação que a instituição de ensino superior oferece. Para Elisa Angélica Ponte Rodrigues, reitora de Pós Graduação, o momento é de acolhida. “Eles estão saindo do Ensino Médio, uma realidade diferente de uma universidade; então, esse momento é importante para que eles conheçam o local onde irão fazer o curso que quiserem”, explica e complementa. “Tudo isso é para que eles sintam o que vão ter pela frente, quando aqui chegarem”, explicou.

Momento de atenção na Palestra sobre Orientação Profissional (Foto: Nildo Nascimento).

Depois da calorosa acolhida, os participantes assistiram à palestra Orientação Profissional, com Karine Cavalcante, coordenadora do Curso de Psicologia. O momento é de apresentar os cursos, seus coordenadores e falar sobre cada área. A ideia é esclarecer todas as dúvidas possíveis dos futuros acadêmicos. Como é o caso de Carlos Eduardo Mendes (17), que quer cursar medicina. “Eu acho importante essa transição de quem vem do ensino médio para a universidade, ainda mais no meu caso, que venho de escola pública. Meu sonho é cursar Medicina, e o que vejo aqui, só reforça minha escolha, afirma.

Ao longo da palestra, Carlos Figueira reafirmou sua escolha para o curso de Psicologia (Foto: Nildo Nascimento).

Para Thaís Menezes (17), que sonha estudar psicologia, a acolhida e as orientações são válidas; ainda mais em um momento de insegurança que a idade coloca. “São muitas escolhas. A pressão é grande para saber o que se quer de profissão para a vida inteira. É difícil escolher sozinha, e ter uma equipe de profissionais te orientando, dá mais segurança para a escolha certa”, concluiu.

Outro possível futuro psicólogo é Carlos Eduardo Figueira, que escolheu a oficina por ser um apaixonado pela alma humana, como ele define. “O tema psicologia é sempre atual. As pessoas precisam se conhecer mais psicologicamente. O tema é interessante e creio que, apesar das muitas possibilidades que vi aqui, eu fiz a escolha certa”, reforçou o jovem de 17 anos de idade.

Foto: Nildo Nascimento.

De acordo com Thiago Mena, coordenador do Curso de Jornalismo, “o Uninta Experience Day é a maior ação que já fizemos para integrar toda a comunidade estudantil com a nossa instituição de ensino superior. Nosso objetivo é atender a quem já terminou o ensino médio, ou está perto de terminar e ainda não decidiu a qual carreira seguir. Estamos aqui para ajudar nessa escolha. O evento oferece oficinas, sorteios, palestra, além de outros momentos importantes. Esse é nosso primeiro encontro, que se repetirá no próximo dia 20, deste mês, e no dia 6 de março”, adianta.

Foto: Nildo Nascimento.

Para o deputado federal Moses Rodrigues (MDB), que tem forte ligação com o Uninta e é um apoiador da educação no Estado, “ o Uninta Experience Day veio para ficar. Aqui esses futuros acadêmicos podem conhecer e se identificar com algum dos muitos cursos que oferecemos. E um deles, pode definir o sucesso de uma carreira. Isso é importante para a comunidade estudantil e acadêmica. Mesmo antes de passar no Enem, o aluno ter a oportunidade de fazer uma escolha, por conta dessa participação, é um momento único”, conclui.         

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content