Resíduos orgânicos recolhidos em Sobral são aproveitados como compostagem
Pouco mais de 400 toneladas de material têm sido colhidas mensalmente
A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) recolheu, no mês de janeiro deste ano, 416 toneladas de resíduos orgânicos gerados pela poda urbana de árvores e coleta seletiva de orgânicos na área de hortifruti do Mercado Público, gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). Todo o material recolhido (resíduos orgânicos) foi destinado ao Pátio Municipal de Compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR). No mês anterior, haviam sido recolhidas pouco mais de 370 toneladas do mesmo material.
O material se transformará em composto orgânico e será utilizado como fertilizante para produção de novas mudas de plantas, que serão distribuídas em pequenas quantidades para a população, auxiliando também na conservação de áreas verdes de praças e parques municipais, atividade desenvolvida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).
A iniciativa faz parte dos acordos setoriais do Consórcio de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSM), em consonância com a coleta, transporte e destinação adequada dos resíduos