Secretaria da Educação do Ceará divulga informações sobre o Programa Novos Caminhos

Compartilhe

Inovação tecnológica e setor produtivo estão entre as demandas a serem atendidas pelo programa, este ano

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Seduc, põe em prática um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.

Uma das estratégias é a repactuação de saldos da Bolsa-Formação, com novas regras de financiamento e alinhamento mais estreito com as demandas dos setores produtivos locais e com as vocações econômicas das regiões. Nesta perspectiva, a Seduc, por meio da repactuação de saldos financeiros, da iniciativa Bolsa Formação, ofertará cursos técnicos de nível médio destinados a estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas regulares do ensino. Os cursos técnicos serão ofertados concomitantemente ao Ensino Médio e possuem carga horária mínima de 800h.

Também serão ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que possuem carga horária mínima de 160h, tendo como beneficiários as categorias de trabalhadores em geral, beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda, dentre eles o Bolsa Família; além do público do sistema prisional cearense, internos, e egressos, bem como seus familiares.

Com relação aos cursos de Formação Inicial e Continuada, destinados aos trabalhadores em geral, os interessados em participar deverão, no período de pré-matrícula e matrícula, procurar a Secretaria de Ação Social do município onde acontecerá o curso, assim como, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede). O acesso às vagas dos cursos para o público do Sistema Prisional é feito em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que articula e seleciona o público que fará os cursos.

Para mais informações sobre como acessar os cursos técnicos, os estudantes deverão procurar a secretaria da escola onde estão cursando o Ensino Médio, ou a Coordenadoria de Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), em caso de municípios do interior, ou a Superintendência das Escolas de Fortaleza (Sefor), no caso da capital.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content