Turismo: bondinho de Ubajara retoma suas atividades
O equipamento disputa a atenção dos visitantes com outras belezas a serviço do turismo no interior
Principal atração turística da Serra da Ibiapaba, na Zona Norte cearense, o Bondinho do Parque de Ubajara voltou a receber público, desde essa terça-feira (22), após passar por uma série de reformas ao longo dos últimos anos. O equipamento disputa a atenção dos turistas com outros espaços visitados no Ceará, como praias, fazendas, quedas d’água e corredeiras. “Quase R$ 13 milhões foram investidos aqui. O turismo é uma grande vocação que nós temos e nós precisamos estimular para garantir o desenvolvimento”, explicou o governador Camilo Santana, ao entregar o equipamento. A modernização do Bondinho contou com aplicação de R$ 12,68 milhões, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Localizado dentro do Parque Nacional de Ubajara, o bondinho passa a funcionar de quarta-feira a domingo, das 9h às 16 horas. Até 350 pessoas poderão fazer o passeio por dia, e nenhuma taxa será cobrada, enquanto perdurar a operação assistida do Bondinho.
O turismo na região, com a reinauguração do Bondinho, volta a incrementar outras atividades econômicas. O artesão José Matias, natural de Ubajara, trabalha com artesanato em madeira há 24 anos e vende seus produtos dentro do Parque Nacional. “Vai melhorar muito. Estávamos esperando há tempos. Com a liberação do Bondinho vamos ter mais turistas. Com certeza vai dar uma alavancada grande nas nossas vendas”, comemorou o artesão.
A estrutura do teleférico que compõe o Bondinho é formada por duas cabines, cada uma com capacidade para levar até oito pessoas, que farão o percurso de ida e volta de 550 metros suspensas pelos cabos de aço que ligam a estação do Monte e a do Vale, que fica na entrada da famosa gruta de Ubajara. Além da reforma, a obra englobou a remodelagem dos mirantes, plataformas de apoio e bilheteria, bem como a fixação de rampas de acesso e escadarias, nova iluminação e serviços de urbanização e acessibilidade.
Com quase cinco décadas servindo de entretenimento e meio de transporte para moradores e turistas da região, o Bondinho fica localizado dentro do Parque Nacional de Ubajara, Unidade de Conservação Ambiental, que ocupa, ainda, territórios dos municípios de Tianguá e Frecheirinha.